Google Maps já não vai perder o sinal em túneis (mas só para Androids)
Quantas vezes deu por si a passar por um túnel e o Google Maps perde o sinal? Esses momentos têm os dias contados graças a uma nova ferramenta da plataforma.
De acordo com o The Verge, o Google Maps para o sistema operativo Android vai passar a usar sinalizadores (beacons) de Bluetooth para garantir que a localização do utilizador está actualizada em zonas onde os sinais de GPS normalmente não chegam.
Estes sinalizadores transmitem sinais de Bluetooth que enviam dados de localização para o telemóvel, revela o Waze (comprado pelo Google), que já utiliza esta funcionalidade. A aplicação faz então uso desta informação, assim como da conexão do dispositivo, para proporcionar actualizações em tempo real do percurso, tal como numa típica ligação de GPS.
Porém, esta novidade só é possível caso o túnel por onde a pessoa está a passar tenha sinalizadores de Bluetooth instalados. O Waze já tem parcerias com diversas cidades no Mundo, incluindo Nova Iorque, Chicago, Boston, Paris, Rio de Janeiro e Bruxelas, onde os sinalizadores estão disponíveis. Por enquanto ainda não se sabe se o Google Maps fará uso destes mesmo sinalizadores, já que ambas as apps são detidas pela Google.
De forma a activar esta funcionalidade, os utilizadores devem seleccionar o seu perfil no canto superior direito do Google Maps, escolher Definições, Definições de Navegação e clicar em Beacons de túnel Bluetooth.