Google garante que cliques de qualidade aumentam mesmo com IA no motor de pesquisa

Notícias
Marketeer com Lusa
07/08/2025
12:23
Notícias
Marketeer com Lusa
07/08/2025
12:23


Partilhar
A Google afirma que o número de cliques de qualidade aumentou no motor de busca, mesmo depois da implementação das funções de Inteligência Artificial (IA).

Nos últimos tempos, a empresa de tecnologia tem vindo a implementar funcionalidades de pesquisa no motor de busca, como os resumos de IA apresentados no início de uma pesquisa ou o modo de pesquisa com IA (AI Mode).

Embora esta tendência abranja o ChatGPT e outras ferramentas semelhantes, a Google defendeu que a situação é oposta ao que é retratado nos relatórios, referindo que os modelos de IA impulsionaram as pesquisas.

Sem partilhar dados, a gigante da tecnologia garante que o volume orgânico de cliques se manteve em termos interanuais, mas que a média de cliques de qualidade (quando uma pessoa permanece em determina página durante um período de tempo considerável) cresceu.

Para justificar estes dados, a empresa explica que os utilizadores procuram uma resposta rápida e simples, que encontram nos resumos de IA, sendo que, se pretenderem aprofundar um tema podem aproveitam os links que esses resumos oferecem, motivo para o crescimento dos cliques de qualidade.

“Embora o tráfego geral para os sites seja relativamente estável, a web é extensa e as tendências dos utilizadores estão a desviar o tráfego para diferentes sites, o que resulta numa diminuição do tráfego em alguns sites e num aumento noutros”, lê-se num comunicado citado pela agência de notícias Europa Press.




Notícias Relacionadas

Ver Mais