A Google está a reforçar a sua luta contra os burlões e anunciou uma importante expansão do seu sistema de deteção de fraudes (Scam Detection). Esta ferramenta, que já utiliza inteligência artificial para filtrar chamadas e mensagens fraudulentas nas apps nativas do Google, passará agora a proteger também as notificações de mensagens de aplicações de terceiros, incluindo gigantes como WhatsApp, Instagram e Telegram.
A novidade foi descoberta pelo site Android Authority na última atualização do Android System Intelligence para o Pixel 10. No código da atualização foi encontrada uma nova opção de segurança que os utilizadores poderão ativar para receber alertas sobre possíveis burlas diretamente nas notificações das apps de mensagens compatíveis.
Estas notificações avisarão o utilizador quando for detetada alguma atividade suspeita, como conteúdos maliciosos ou tentativas de fraude. Ou seja, o seu telemóvel Google, se o desejar, avisará quando receber mensagens suspeitas, não apenas na app de Mensagens do próprio dispositivo, mas também no WhatsApp ou noutras aplicações.
É como ter um segurança que vigia as suas notificações e alerta: “Cuidado, isto pode ser uma burla!”. Assim, se receber uma mensagem de um desconhecido a pedir dinheiro ou contendo um link suspeito, o seu telemóvel emitirá um alerta para o proteger.
A lista de apps abrangidas pela nova funcionalidade inclui:
Mensagens da Google
Google Chat
Signal
Line
Facebook Messenger Lite
Hangouts














