Generali Tranquilidade: A indústria que poucos escolhem, mas da qual todos dependemos

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11/12/2025
09:45
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A indústria seguradora é um alicerce invisível das nossas vidas. São os seguros que permitem que famílias e empresas avancem com confiança, sabendo que, quando têm um seguro, têm uma rede de protecção.

Texto: Maria João Silva, Directora de Marketing da Generali Tranquilidade

 

Quando somos pequenos, sonhamos ser futebolistas, médicos, astronautas, artistas.

Poucas devem ser as crianças que sonham trabalhar na indústria seguradora. Poucas… ou muito poucas.

E, no entanto, trabalhar em seguros também traz muito valor à sociedade – silenciosamente, sem protagonismo, nem grande reconhecimento de terceiros.

A indústria seguradora é um alicerce invisível das nossas vidas, que sempre desempenhou um papel importante na prevenção de danos e de apoio em situações imprevistas e que, na vida moderna, desempenha um papel que é mais importante ainda.

Os seguros estão presentes nos momentos mais difíceis: acidentes, doenças, perdas, catástrofes.

E os nossos agentes têm um papel muito importante na prevenção e na identificação das necessidades, porque, melhor do que ninguém, conseguem aconselhar e ajudar na escolha das melhores formas de protecção, construindo uma relação da proximidade e de confiança, que pode fazer a verdadeira diferença na vida das pessoas.

São os seguros que permitem que famílias e empresas avancem com confiança, sabendo que, quando têm um seguro, têm uma rede de protecção.

Sem seguros, sectores como a saúde, os transportes, a construção, o turismo ou, na realidade, qualquer outro sector de actividade não funcionaria com a mesma segurança nem com a mesma estabilidade.

Vivemos tempos em que a incerteza deixou de ser excepção para passar a ser regra. Entre crises geopolíticas, alterações climáticas e riscos naturais que afectam o nosso território, é necessário repensar a forma como nos protegemos e planeamos o amanhã.

É um facto que não podemos controlar o futuro, mas podemos – e devemos – preparar-nos para ele.

E é aqui que o marketing desempenha um papel essencial.

Cabe-nos comunicar, de forma clara, simples e próxima, o valor de estar protegido. Mostrar que os seguros não são apenas contratos – são confiança.

Confiança de que, mesmo quando tudo parece incerto, há alguém que está lá para assumir o risco e proteger. Aqui. Agora. Na Generali Tranquilidade, trabalhamos para estar presentes aqui e agora, ao lado dos nossos clientes, para os ajudar hoje a prevenir os imponderáveis e a construir um futuro seguro.

É neste contexto que lançamos a nova campanha da Generali Tranquilidade: “Aqui. Agora.”, alinhada com a campanha global do Grupo Generali, “Here. Now.”, já presente noutros mercados internacionais.

Mais do que uma campanha publicitária, trata-se de um novo posicionamento de marca. Uma afirmação clara de que queremos reforçar o nosso papel como conselheiros dos nossos clientes, estando ao seu lado nos momentos que realmente importam – nos dias bons e nos dias difíceis, no dia-a-dia. Para isso é necessário tomar decisões aqui e agora para enfrentar o futuro com confiança. Isto porque o futuro é hoje: Aqui. Agora.

Para além do lado emocional e do sentido de urgência que atravessa a campanha, optámos também por usar mensagens com números, que ajudam a “fazer contas à vida” e que traduzem de forma muito concreta as decisões importantes que todos temos de tomar.

Acima de tudo, queremos ajudar a identificar necessidades, definir planos de prevenção e tomar decisões que garantam um futuro em segurança.

O protection gap – o espaço entre as necessidades reais das pessoas e os produtos disponíveis para as resolver – é uma realidade que não podemos ignorar. E estamos a trabalhar para colmatar esse espaço, promovendo uma cultura de prevenção no presente.

A campanha “Aqui. Agora.” assenta no princípio de que o futuro começa com as decisões que tomamos hoje e que têm impacto directo na nossa segurança, estabilidade e capacidade de gerir o amanhã.

Talvez venhamos a ouvir mais crianças dizer que querem trabalhar na indústria seguradora.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 352) da Marketeer.




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