Há pouco menos de duas semanas, no dia 1 de Maio, o fotógrafo João Pina foi assaltado, em Buenos Aires, quando regressava de um trabalho no treino do clube de futebol do Boca Juniors, no conhecido bairro de La Boca. No assalto à mão armada, levaram-lhe todo o seu material fotográfico incluindo uma câmara, quatro objectivas e as fotografias que havia tirado.
Como trabalha como fotógrafo freelancer, não pôde contar com nenhum seguro para o efeito, inclusivamente da parte da revista para que estava a trabalhar no momento. Por isso mesmo, transformou o assalto numa campanha de crowdfunding.
Mas porquê crowdfunding? João Pina explica que «o recurso ao crowdfunding, deu-se devido à sugestão de vários amigos e outros colegas fotógrafos que souberam deste episódio, e se ofereceram de imediato para ajudar financeiramente». De resto, este sistema não é novidade para o fotógrafo que já havia recorrido a campanhas deste género para poder terminar o projecto Condor de que é autor.
João Pina lembra ainda que em 16 anos de trabalho e mais de dez na América Latina, é a primeira vez que algo semelhante acontece. «Já tive ‘pequenos’ roubos, como durante as manifestações em São Paulo em 2013, em que me puseram a mão dentro da bolsa e me tinham levado uma objectiva. Mas algo à mão armada, em que fosse um confronto directo comigo, foi de facto a primeira e espero que a última vez», conta.
A campanha de crowdfunding está a decorrer aqui, até dia 7 de Junho. Até agora, já foi angariado cerca de 38% do valor total pedido, que é de 8500 euros. Como é hábito, quem contribuir para a campanha tem direito a algo simbólico em troca. Neste caso é um email de agradecimento e a gratidão eterna de João Pina.
Texto de Filipa Almeida
Notícias Relacionadas

Marcas estimulam curiosidade dos consumidores com teasers dos seus anúncios do Super Bowl

Regiões da UE afetadas por crescente crise de seguros devido a eventos climáticos extremos

Contra a maré da IA, campanha da Porsche completamente desenhada à mão conquista consumidores

JCDecaux destaca as campanhas que marcaram a publicidade exterior em 2025

Menos scroll, mais convívio: Carolina Sales Café lança carta de jogos para reduzir o tempo de ecrã

Associação Portuguesa de Imprensa reivindica solução para a distribuição “seja ela qual for”

O primeiro Brief Aberto CCP do ano chega pela mão da Nova SBE. Inscrições já estão abertas

José Vieira e Paulo Afonso assumem direção criativa das campanhas de comunicação de Évora_27 – Capital Europeia da Cultura

Agência Sumo expande operação para o Norte do país

Nike diz “não” ao Super Bowl e muda estratégia publicitária

Rede social X com falhas em Portugal e outros países pela segunda vez esta semana



