Fernando Alvim e Manuela Botelho discutem a lei da publicidade
A regulamentação na publicidade é um desafio para as marcas de todos os sectores, que têm de lidar com diversos entraves para fazer chegar mensagens aos consumidores. No entanto, estabelecer parcerias com associações será uma boa solução, uma vez que estas têm maior facilidade de diálogo com os governos.
A ideia é defendida por Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa De Anunciantes (APAN), no Fórum Marketeer “Como comunicam as marcas mais regulamentadas”. Numa conversa com o apresentador e radialista Fernando Alvim, a responsável defende a importância da regulamentação, mas vinca que a colaboração é essencial para lidar da melhor forma com os desafios inerentes.
«Trabalhar em conjunto é fundamental. Para a Phillip Morris, por exemplo, é difícil falar com o governo. Neste sentido, há um papel importante das associações, pois o governo entende que representam um conjunto de interesses, tendo um peso maior junto do mesmo», explica a secretária-geral.
Apesar da sua importância, Manuela Botelho salienta que regulação nem sempre é bem aplicada. «A lei da publicidade visa a defesa do consumidor e a concorrência leal. É por isso que as associações têm um papel fundamental, pois ajudam os governos a aplicar a lei de forma certa. Há leis com boas intenções mas são mal aplicadas. E é aí que as associações irão intervir», afirma Manuela Botelho.
Texto de Rafael Paiva Reis