Farmácias criam a primeira assistente virtual do sector
Chama-se Dr.ª Ema é a primeira farmacêutica virtual no mercado português. A inovação é da responsabilidade da 911Pharma, uma nova plataforma criada pelo grupo Somos Farmácia, que pretender dar um novo passo na digitalização das farmácias.
A plataforma 911Pharma pretende ser um complemento digital às farmácias físicas. De acesso livre e gratuito, este espaço online disponibiliza conteúdos criados por farmacêuticos e outros profissionais de saúde, com o objectivo de aumentar a literacia na saúde e ajudar no combate às fake news. Permite ainda solicitar a dispensa de medicamentos e agendar marcações de serviços farmacêuticos.
A plataforma «terá aconselhamento farmacêutico e respostas às dúvidas do dia-a-dia e dará sempre prioridade a um acompanhamento personalizado e de grande proximidade, com o benefício adicional de estar disponível a qualquer hora do dia, num computador, smartphone ou tablet», explica o grupo Somos Farmácia em nota de imprensa.
Quanto à Dr.ª Ema, é um avatar com quem os utilizadores poderão interagir e promete sempre disponível para ajudar, responder a dúvidas, garantir o aconselhamento e acompanhamento de proximidade que seria de esperar numa farmácia física.
Em breve, o site 911Pharma vai ainda lançar a sua loja online, onde será possível encontrar uma gama de produtos de saúde, beleza e bem-estar que poderão ser recolhidos numa farmácia do grupo Somos Farmácia à escolha ou entregues em casa. «Queremos contribuir para a digitalização das farmácias, colocando-as na esfera online, tornando-as permanentemente disponíveis para todos os utentes mesmo para aqueles que não se podem deslocar. A presença digital funciona como um complemento do atendimento que é feito ao balcão, não sendo necessário o utente deslocar-se à farmácia para manter o contacto, para se aconselhar, para esclarecer dúvidas ou mesmo para solicitar a dispensa de medicamentos», afirma Pedro Nunes, do grupo Somos Farmácia.