Fairy e Danone, os mais inovadores de 2013

Fairy Danone _rsO detergente para a roupa Fairy e a embalagem familiar de iogurte da Danone foram os produtos mais inovadores em 2013, nos sector dos produtos de grande consumo.

Segundo dados apresentados em conferência de imprensa pela Kantar WorldPanel, empresa especializada em consume knowledge e insights baseados em painéis contínuos de consumidores, o detergente para a roupa Fairy foi eleito como a principal inovação no categoria de produtos não-alimentares. Já no categoria alimentar, a principal inovação foi a embalagem familiar de iogurte da Danone.

A lista das principais inovações não alimentares é constituída pelo produtos Nivea Body Milk para duche, Brise by Glade, Warm Apple&Spice e Pantene Expert Keratin Repair Shapoo.

Na categoria alimentar destacam-se também o chocolate Milka (na variante ChocoTwist, Cake and Choc, Tuc e Lu), Iglo Cozinha Oceânica e Lays Xtra American Barbecue.

No encontro com jornalistas foi ainda revelado que os portugueses estiveram mais abertos à inovação em 2013 face a 2012, com menos receio de experimentar produtos novos, sendo que a maioria descobriu os novos produtos através da visita ao ponto de venda.

Quanto aos produtos lançados no último ano, 2013 registou uma diminuição de 13,8 por cento face a 2012, verificando-se menos êxito aquando o lançamento dos produtos. Dos artigos lançados, 74 por cento eram renovações, como por exemplo, um novo sabor de iogurte. Esta percentagem obteve apenas 14 por cento de sucesso. Quanto às inovações genuínas, aquelas que realmente introduzem uma nova categoria no mercado, representaram apenas 8 por cento do total de produtos mas apresentaram 40 por cento de sucesso. «Quanto maior o grau de novidade, maior o sucesso», relembra Sónia Antunes, directora geral da Kantar WorldPanel Portugal.

Texto de Rafael Reis

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