Expanscience: «Proteger a pele, cuidar do planeta»

Há 20 anos que a Mustela assume o compromisso de lutar pela comunidade e pelo planeta, um objectivo que alia ao desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para o bem-estar das famílias. «Desenvolvemos cuidados dermatológicos familiares úteis, eficazes e saudáveis, bem como um conjunto de iniciativas e serviços para ajudar os pais a educar os seus filhos de forma sustentável, num planeta saudável», afirma Inês Barreto, directora de Marketing da Expanscience.

«Os activos cosméticos e os ingredientes sensoriais que usamos nas nossas fórmulas são 100% de origem natural e trabalhamos para promover práticas agrícolas que respeitam o ambiente e a biodiversidade, garantindo aos produtores preços justos e condições de trabalho dignas. Utilizamos, em média, 96% de ingredientes de origem natural nas nossas fórmulas e estas não possuem ingredientes questionáveis ou com impacto negativo.»

Com um grande foco na Inovação, a Mustela foi a primeira marca a lançar uma fórmula com um certificado Bio para o cuidado da pele atópica de toda a família. Para garantir a eficácia e tolerância das suas fórmulas, em média, a marca realiza mais de 450 testes, que são desenvolvidos por pediatras e dermatologistas antes do lançamento de cada produto. Segundo a representante da Expanscience, «a icónica fragrância Mustela, proveniente de extractos vegetais, cumpre as mais elevadas normas de segurança da International Fragrance Association (IFRA) e é indispensável ao desenvolvimento neurossensorial do bebé».

De acordo com um estudo da Potloc, realizado em 2023, que envolveu 500 pais portugueses utilizadores de produtos cosméticos de higiene e cuidado para bebés, um em cada dois usam produtos da Mustela. Além disso, a mesma pesquisa revela que 96% dos inquiridos reconhece a Mustela como «a marca especialista nos cuidados de bebé em Portugal, o que é confirmado pela liderança do mercado das farmácias e parafarmácias ». Paralelamente, segundo dados de vendas globais da marca, por cada segundo é vendido um produto da Mustela em todo o mundo.

COMPROMISSOS DA MARCA

A Mustela definiu três grandes compromissos para 2030. No primeiro, o objectivo é alcançar «zero desperdício», com a marca a remover ou reduzir as suas embalagens e a promover soluções multiusos ou sem a utilização de plásticos. O objectivo passa também por desenvolver packagings ou produtos de reutilização, como formatos de recarga para o mercado ou toalhitas reutilizáveis em tecido. Além disso, pretende-se que a reintegração do plástico reciclado nas embalagens aconteça em todo o portefólio até 2025.

O segundo grande compromisso da Mustela passa por «dar mais e tirar menos». Em 2019, a marca definiu a neutralidade carbónica como o grande objectivo até 2030 – cerca de 20 anos antes dos objectivos definidos pelo Acordo de Paris (2050). Até ao momento, já conseguiu que o abacate, um dos principais ingredientes activos das fórmulas, fosse aproveitado na cadeia alimentar. Além disso, entre 2020 e 2021, também conseguiu reduzir 152 toneladas de plástico e 65 toneladas de cartão. Garantiu também que 100% das embalagens fossem de uso reciclável, ao mesmo tempo em que 100% das formulações de limpeza passaram a ser biodegradáveis.

Outro dado em destaque é o de que, em Portugal, desde o início de 2023, a Mustela já reduziu em 28% o número de produtos manipulados em packs promocionais, o que corresponde a menos 61 274 unidades. Por alcançar, está a melhoria do Ecological Footprint Calculator dos cinco principais ingredientes, em que 80% das emissões ainda são provenientes de bens comprados. Até 2030, a marca tem ainda o objectivo de que 5% do budget seja utilizado para a circularidade da cadeia de valor.

O terceiro grande compromisso da Mustela é estar «ao lado dos pais», ajudando-os a criar uma geração saudável. A marca pretende incluir os pais na co-criação de todos os produtos de lançamento; apoiar uma causa que impacte a parentalidade sem objectivos comerciais e na qual já está a trabalhar em parceria com as Farmácias Portuguesas, da Associação Nacional de Farmácias, a Associação Ser Bebé e a Fundação do Gil; além de educar os pais para uma utilização mais sustentável dos produtos para reduzir o seu impacto no planeta.

Sobre o meio ambiente, Inês Barreto destaca que «estamos convencidos de que não é possível melhorar o bem-estar geral de cada um sem agir igualmente em prol da saúde do planeta. É por esta razão que a Expanscience está empenhada na vertente climática e na preservação e restauração da biodiversidade ». Nesse sentido, e dado que não é a missão de uma só empresa, a Expanscience aderiu à B Beauty Coalition – uma comunidade que reúne mais de 60 organizações B Corp no sector da cosmética, em seis continentes, e que tem como objectivo implementar mudanças profundas para melhorar as práticas sociais e ambientais da indústria em diferentes temas, como embalagens, fornecimentos e logística.

RECONHECIMENTOS DE SUSTENTABILIDADE

O percurso da Expanscience na defesa do planeta foi iniciado em 2004, altura em que a empresa aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, numa luta contra as alterações climáticas. Este acordo define um quadro de compromisso universal para as organizações, baseado em dez princípios relacionados com os direitos humanos, as normas laborais internacionais, o ambiente e o combate à corrupção.

Em 2011, o laboratório também se tornou membro da União para o Biocomércio Ético (UEBT), com a missão de respeitar práticas e as formas de cultivo dos activos. Trata-se de uma associação internacional, sem fins lucrativos, que se dedica à preservação da biodiversidade e respeito pelas regras do comércio. No ano seguinte, os departamentos de Produção e Investigação e Desenvolvimento dos Laboratórios Expanscience também foram certificados pelos serviços de qualidade (ISO 14001 e 45001).

Em 2012, a organização conseguiu o certificado Ambiental AFNOR, atribuído pela Association Française de Normalization, em Epernon. Paralelamente, foi reconhecida pela mesma instituição como exemplar através do Selo Compromisso RSE, nível que foi posteriormente confirmado em 2019.

A partir de 2018, a empresa garantiu o certificado B Corp ao tornar-se uma Benefit Corporation, o que significa que é uma entidade empresarial de lucro que se compromete a criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, a partir do negócio e das operações da empresa. Esta certificação avalia o desempenho das empresas em termos de sustentabilidade ambiental, impacto na comunidade e transparência e foi renovada em 2022, com a atribuição de mais dez pontos acima da avaliação anterior.

Aliás, a Expanscience foi ainda o primeiro laboratório farmacêutico de dermocosmética a receber essa distinção. A abordagem RSE no local de produção da organização foi reconhecida pela Ecovadis com nível Gold em 2018 e Platina em 2021, o que permitiu à Expanscience ficar no Top 1% das empresas classificadas pela Ecovadis – instituição responsável por avaliar os princípios de sustentabilidade/RSE nos negócios e respectivos sistemas de gestão.

Ainda ao nível dos reconhecimentos, mas na vertente do produto, a Mustela obteve o certificado Cosmético Orgânico, presente nos produtos com ingredientes Bio nas gamas Mustela BIO, Bálsamo Universal, Bálsamo de Massagem, Mustela Maternidade Óleo de Estrias e Bálsamo de Amamentação, Toalhitas de Água Bio ou Stelatopia + Creme Relipidante. Cerca de 75% dos nossos activos cosméticos possuem o certificado Cosmos Organic, segundo explica o porta-voz da marca.

A Mustela conseguiu o GOTS Certification, que atesta o algodão orgânico e os seus padrões sociais e ambientais. Este certificado internacional comprova que 100% do algodão utilizado nos Toalhetes Ecológicos Laváveis e Reutilizáveis são de origem orgânica e biológica. O Forest Stewardship Council (FSC) – Organização Não-Governamental (ONG) internacional que promove a gestão das florestas – garantiu que os cartões utilizados nas embalagens da gama dermocosmética Mustela são provenientes de florestas geridas de forma sustentável, assim como as fibras vegetais que compõem os toalhetes da marca.

A Mustela alcançou também o certificado OK Home Compost, emitido pelo TÜV Áustria. O certificado deste organismo independente comprova que os toalhetes não contêm substâncias nocivas, são biodegradáveis em composto de jardim doméstico (não em vermicomposto) dentro de um período de 12 meses, desintegram-se em menos de seis meses e que não deixam resíduos de metais pesados. De acordo com Inês Barreto, «este certificado já estará presente nos novos toalhetes que serão lançados no início de 2024».

Por fim, a Mustela quer ser uma marca regenerativa e com impacto positivo. «Queremos reduzir a nossa pegada ecológica, contribuir para a regeneração dos ecossistemas e gerar valor acrescentado para as mulheres, homens e planeta», conclui a directora de Marketing da Expanscience.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

Artigos relacionados