Compromisso das marcas com a diversidade, igualdade e inclusão influencia decisões de compra, diz estudo

82% dos consumidores espanhóis afirmam que o compromisso das marcas com a diversidade, a igualdade e a inclusão influencia as suas decisões de compra. É o que revela o Kantar Brand Inclusion Index, um estudo global que envolveu 23.000 inquiridos de dezoito países e que faz parte de uma investigação preliminar da Unstereotype Alliance com a Saïd Business School da Universidade de Oxford.

Os resultados do inquérito revelam que 32% da população espanhola sofreu alguma forma de discriminação no último ano, tendo a maioria destes incidentes (70%) ocorrido em ambientes empresariais ou comerciais durante interações com marcas. Os grupos que relatam ter sofrido mais discriminação são a Geração Z (62%), LGBTQ+ (59%) e pessoas não nascidas em Espanha (56%).

Os dados confirmam igualmente que a publicidade diversificada e inclusiva gera um aumento significativo das vendas a médio e longo prazo. Especificamente, este aumento é superior a 16% em comparação com conteúdos publicitários menos diversificados. De acordo com a análise da Kantar, este tipo de conteúdo também tem um impacto significativo na lealdade do consumidor, na intenção de compra e no poder de fixação de preços de uma marca (a capacidade de sustentar um preço mais elevado).

Na sua análise das marcas mais inclusivas em Espanha, a Kantar inclui a Zara, a Amazon, a Nike, a Dove, a Ilunion, a Durex, a Ikea e a Coca-Cola. A consultora destaca o caso específico da Durex, que, ao contrário de outros mercados analisados, é considerada uma das marcas mais inclusivas em Espanha.

Há anos que a empresa está empenhada em melhorar a saúde sexual dos seus consumidores, proporcionando uma educação sexual holística, fiável e inclusiva. Destaca-se também por ter promovido a diversidade e o empoderamento através da sua campanha “My Pride, My Way”, uma representação positiva que reforça a autoestima e a valorização da comunidade LGTBIQ+.

Das marcas que completam o top 5 global, a Dove é especialmente elogiada pela sua representação consistente e positiva de mulheres de todas as raças, origens e tipos de corpo. Os inquiridos consideram a marca uma pioneira da verdadeira autoestima e beleza.

“É um mito pensar que o marketing de inclusão se limita a visar as minorias”, afirma Carmen Dato, diretora de sustentabilidade da Kantar Insights em Espanha. “O marketing de inclusão é um marketing expansivo. Uma das formas fundamentais de fazer crescer a sua marca é atrair mais pessoas para ela. No entanto, quando as marcas excluem os consumidores – seja porque não se sentem bem-vindos quando fazem compras numa loja ou porque a sua publicidade não reflete as diversas comunidades – é fácil falhar”.

 

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