Estes são os produtos que fazem aumentar a sua conta do supermercado
Passado um ano desde o início da guerra na Ucrânia, os consumidores portugueses gastam, em média, mais 3,48% em bens não alimentares de compra recorrente. A conclusão é de uma análise do comparador de preços KuantoKusta a mais de 40 mil artigos de compra recorrente, entre 15 de Fevereiro de 2022 e 15 de Fevereiro deste ano.
Das 43 tipologias de produtos não alimentares de consumo recorrente, registaram-se alterações de preços em 42 das tipologias, sendo que 33 ficaram mais caras e 9 desceram de preço. Apenas uma não sofreu variação significativa de preços. Os produtos em análise estão inseridos em quatro categorias: saúde e beleza, puericultura, animais de estimação e casa e decoração.
A variação média de preços na lista de produtos analisada pelo KuantoKusta foi de +3,48%, o que significa que, em média, o consumidor precisa de gastar mais 21,03 euros hoje para comprar a mesma lista de produtos de há um ano.
O aumento mais expressivo de preço verifica-se na categoria de limpeza e artigos para o lar, onde o papel higiénico teve um aumento médio de preço de 3,73 euros em relação a 2022, o que representa uma subida de 27,21%. Os detergentes para chão e multiusos subiram 4,67% e os detergentes e amaciadores para a roupa estão 2,91% mais caros. Todos os produtos analisados nesta categoria sofreram um aumento de preços de 4,03%.
Já no cabaz de produtos para animais de estimação, a variação de preços é de +6,47%, com destaque para as rações secas, que tiveram aumentos de 13,66% no caso da ração para cães e de 13,42% na ração para gatos.
Em saúde e beleza, a variação média para a totalidade dos produtos analisados é a menos expressiva, de apenas +0,58%, mas verifica-se uma maior amplitude na variação. Os maiores aumentos foram em desodorizantes (+6,82%), máscaras para o cabelo (+2,63%) e em condicionadores de cabelo (+2,09%).
Por último, a área de puericultura registou um aumento de preços de 1,63%, com destaque para a alimentação para bebés e crianças que regista uma variação média de preço de +8,81%.