Este roteiro ajuda a descobrir a joalharia portuguesa
E se pudesse conhecer melhor a joalharia portuguesa através de eventos de entrada gratuita? É esta a proposta do “Portuguese Jewellery Guide”, um roteiro elaborado pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal que convida a descobrir o sector de mapa na mão.
O guia desenvolvido abrange alguns dos espaços que representam a nova dinâmica desta área em Portugal. A cada um dos espaços é associado um evento que, nesta primeira edição, terá como mote a época natalícia. As sugestões vão desde uma montra especial na loja Arneiro de Sintra a um workshop de limpeza de joias no atelier de Diogo Dalloz, no Porto.
A agenda inclui também exposições, cocktails, lançamentos de colecções, visitas guiadas e descontos para quem quiser antecipar as compras de Natal.
«A joalharia portuguesa está a mudar e o comércio é uma das faces mais visíveis dessa mudança. Seja por força das alterações legais, seja por adaptação às novas dinâmicas de consumo, nos últimos anos assistimos a um boom de novas lojas e de reestruturação das lojas mais tradicionais», comenta Nuno Marinho, presidente da AORP. «Mas é importante fazer chegar esta mensagem ao público e fazemo-lo em jeito de celebração», acrescenta.
Machado Joalheiro (Porto), Ourivesaria Tavares (Póvoa de Varzim), Arneiro 1969 (Sintra), Eugénio Campos (Porto), Mesh (Porto), Made to Envy (Lisboa) são as lojas abrangidas. Juntam-se ainda os ateliês de design de autor Diogo Dalloz (Porto), Cris Maria Jewelry (Lisboa – na foto em cima) e Joana Mota Capitão (Lisboa). O programa completo está disponível no site Portuguese Jewellery.