Estas são as principais tendências da cosmética para 2025
Com a chegada do novo ano, surgem novas tendências no setor da cosmética. Desde as rotinas para os diferentes tipos de pele, o aumento da procura de produtos sustentáveis e naturais, passando pelos cuidados do corpo e pela neurocosmética. São várias as preocupações associadas ao cuidado da pele e à saúde em geral.
Atenta às mudanças, a Ringana, austríaca de cosmética vegana e sustentável, apresenta as principais tendências que irão marcar as rotinas de beleza em 2025.
Clean beauty e fortalecimento da barreira cutânea
Ao falar de cuidados de pele é obrigatório referir a importância de proteger a barreira cutânea de inflamações, irritações e outros agentes nocivos. Fórmulas suaves e regeneradoras à base de produtos naturais são sinónimo de clean beauty (beleza pura), contribuindo para o cuidado eficaz da pele.
A relação entre o cuidado da pele e a neurocosmética
Uma das grandes tendências para 2025 é a abordagem holística nas rotinas de beleza, que vai além dos cuidados tradicionais com a pele.
“Os cuidados de beleza devem também ter uma vertente espiritual, proporcionando bem-estar interior e momentos de relaxamento, algo que se relaciona com o conceito de neurocosmética”, afirma Ulla Wannemacher, Co-CEO da Ringana.
Os neurocosméticos têm a capacidade de promover o bem-estar de dentro para fora, acalmando o sistema nervoso e reduzindo os momentos de stress. O cuidado da pele reflete-se na saúde geral.
Cuidado integral da pele (skinification)
O termo “skinification” é agora alargado para o cuidado geral do corpo. Atualmente, os consumidores não se contentam em garantir a limpeza da sua pele, procurando agora produtos que melhorem os resultados dos cuidados corporais. Esta tendência reflete-se ainda na crescente procura por soluções naturais e sustentáveis, que transfiram os benefícios e a sofisticação dos cuidados faciais para todo o corpo.
Foco no combate à acne
A acne é uma das preocupações mais comuns, afetando cada vez mais adultos devido a fatores como alterações hormonais, stress ou a menopausa.
“Para continuar a atenuar a acne, defendemos uma abordagem a longo prazo com produtos mais suaves”, afirma Isa Werner, responsável pelo departamento de desenvolvimento da Ringana. “É com esta preocupação em mente que apostamos em produtos compostos por ingredientes naturais e capazes de combater a inflamação da pele”.