A Starbucks está a dar um passo importante na transformação digital dos seus serviços, integrando a inteligência artificial (IA) no seu processo de atendimento ao cliente. Durante a sua participação no evento Dreamforce da Salesforce, em São Francisco, o CEO da empresa, Brian Niccol, anunciou que a marca está a desenvolver um sistema de IA para apoiar os baristas e, num futuro próximo, até antecipar o pedido de um cliente antes mesmo de ele o realizar, segundo informações da merca20.
A inovação, que visa melhorar a experiência do cliente e a eficiência dos colaboradores, não tem como objetivo substituir os empregados, mas sim otimizar o serviço e simplificar as tarefas diárias. “Queremos mais parceiros nas nossas lojas, a oferecer uma excelente experiência, e não robots atrás do balcão”, afirmou Niccol, sublinhando o compromisso da Starbucks com o toque humano no atendimento, refere a merca20.
A ferramenta mais avançada da Starbucks até agora é o “Green Dot Assist”, um assistente digital lançado em junho e que já está em funcionamento em várias lojas da marca. Esta ferramenta funciona como um chatbot interno, ajudando os líderes de loja a resolver problemas com a equipa, a ajudar na preparação de bebidas e a gerir as operações diárias de cada sucursal, conforme detalhado pela merca20.
Mas o grande salto está na previsão de pedidos. De acordo com Niccol, no futuro, os clientes não precisarão de abrir a aplicação para fazer o pedido. O sistema será capaz de antecipar os seus hábitos e preferências. Com um simples comando de voz a bebida estará pronta no momento da chegada.














