Era suposto todos os McDonald’s serem iguais, mas não são. Esta é a razão
Desde que Ray Kroc, CEO da McDonald’s, entrou no documentário “The Founder”, a pergunta sobre o que faz um restaurante McDonald’s ser bom ou mau tem gerado curiosidade. Recentemente, uma análise da Fast Company revelou que a diferença entre um restaurante de sucesso e um que não atende às expectativas pode ser atribuída, em grande parte, ao proprietário do franqueado.
A análise, que examinou locais da McDonald’s e outras grandes cadeias de fast food como o Burger King, Taco Bell e KFC, descobriu que a gestão do franqueado desempenha um papel crucial na variabilidade da qualidade dos restaurantes. Embora os franqueados de fast food prometam uma experiência uniforme, a realidade é que a operação diária do estabelecimento pode variar significativamente.
Kenny Rose, CEO da FranShares, uma plataforma de investimento, destacou que alguns franqueados adoptam uma abordagem de “investimento passivo”, esperando que o franqueado funcione como um título financeiro que se paga sozinho. Por outro lado, há franqueados que são verdadeiros “operadores-proprietários”, envolvidos de forma activa e detalhada na gestão dos seus restaurantes, o que resulta numa diferença significativa na qualidade e desempenho dos estabelecimentos.
O estudo revelou que franqueados com pelo menos um restaurante classificado no top 25% das avaliações do Google Maps têm uma pontuação média elevada de 3,76 em todos os seus outros locais. Por outro lado, franqueados com um restaurante nos 25% inferiores têm uma pontuação média de apenas 3,40 nos seus outros estabelecimentos. Esta variação indica que o envolvimento directo do proprietário pode ser um factor determinante para o sucesso do restaurante.
Além disso, o estudo destacou que marcas como a norte-americana Chick-fil-A, que exige que os seus operadores trabalhem na empresa durante anos antes de abrir a sua própria loja e residam nas proximidades, obtêm melhores classificações. O Chick-fil-A emergiu como a marca com a melhor classificação entre 15 cadeias de fast food analisadas, com uma pontuação média nacional de 4,34.
Por outro lado, os franqueado detidas por empresas de capital privado, conhecidas por se focarem na redução de custos e venda futura, tendem a apresentar um desempenho mais variável.
Finalmente, factores como a idade e o estado de conservação dos restaurantes também influenciam a qualidade. Estabelecimentos novos tendem a obter melhores avaliações devido a um ambiente mais limpo e moderno, enquanto restaurantes antigos podem ter classificações mais baixas.