Emprego no sector do Turismo caiu 7,7% no ano passado
A situação pandémica e a consequente crise económica provocaram no ano passado uma quebra de 7,7% no emprego em todo o conjunto de actividades relacionadas com o Turismo. Os dados são do Relatório Anual sobre Emprego e Formação Profissional 2020, divulgado pelo Centro de Relações Laborais (CRL).
Segundo o mesmo relatório, as actividades relacionadas com o Turismo empregaram cerca de 385,5 mil pessoas em 2020. O subsector da restauração e similares representou a maioria (52,4%) do emprego neste conjunto de actividades, seguindo-se o alojamento (17,1%), mas são também considerados como relacionados com o Turismo sectores como o de transportes aéreos, as actividades de aluguer e as actividades das agências de viagem, entre outros.
«À excepção dos transportes e armazenagem, todos os subsectores de actividades relacionadas com o Turismo decresceram entre 2019 e 2020, sendo o subsector da restauração o que registou um decréscimo mais significativo relativamente ao ano anterior (-22,9 mil pessoas)», sublinha o Centro de Relações Laborais.