EDP quer ser 100% verde até 2030 e a nova assinatura mostra isso

“Changing Tomorrow Now – A mudar, já hoje, o amanhã” é a nova assinatura da EDP a nível global. A energética tem como ambição ser 100% verde até 2030 e queria que a forma como se apresenta ao mundo reflectisse isso mesmo, tendo, por isso, desenhado um novo posicionamento de marca que coloca as energias renováveis e a sustentabilidade no centro.

Para dar a conhecer a nova assinatura, a EDP desafiou Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, e outros nomes conhecidos do mundo artístico e desportivo para personificar a mensagem. A ideia é que as suas obras ou projectos traduzam a força das energias renováveis.

“A EDP está a usar a força do vento, do sol e da água para ser 100% verde até 2030 e apoiar aqueles que estão já hoje a mudar o amanhã”, ouve-se na nova campanha de comunicação da marca.

Como? Vhils vai criar uma exposição submarina a partir de peças de centrais da EDP desactivadas. O resultado será o EDP Art Reef, que visa criar um novo ecossistema marinho e dar corpo ao objectivo da empresa de ser 100% verde em 2030 e à importância da economia circular e da preservação do meio ambiente. O projecto estará concluído em 2022, segundo indica a EDP em comunicado.

Francisco Lufinha, por seu turno, vai tentar ser o mais rápido a atravessar sozinho o Atlântico num kiteboat sustentável, movido apenas por energias renováveis, durante a EDP Atlantic Mission.

A EDP destaca ainda outros dois projectos neste âmbito: o EDP Surf for Tomorrow, programa global e intensivo de mentoria a cinco jovens surfistas ibéricos; e o EDP Inclusive Solar Communities, que consiste no desenvolvimento de Bairros Solares Solidários através da instalação de painéis solares em várias Instituições Particulares de Solidariedade Social de Portugal e Espanha.

A narrar tudo isto estará Carolina Piteira, jovem artista plástica portuguesa, que assume o papel de storyteller do spot publicitário da EDP. A artista vai também criar uma exposição que espelhará a ambição da EDP, com divulgação prevista para a Central Tejo, em Lisboa.

É a primeira vez que a EDP lança uma nova narrativa em simultâneo em todos os países onde opera, tendo contado com o apoio das agências White e Solid Dogma. A produção da campanha esteve a cargo da More Maria, com realização de Frederico Miranda e direcção de fotografia de Jackson Hunt.

«Na EDP, encaramos esta nova década com sentido de missão e de urgência. A necessidade de mudarmos hoje a nossa pegada será determinante para garantir um amanhã mais sustentável, inclusivo e justo», comenta Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP. De acordo com o responsável, o novo posicionamento chega depois de a empresa ter assumido um «compromisso sem precedentes» no sector energético e de ter aprofundado a ligação às comunidades onde está presente.

Agora, «é altura de reforçar esta ambição e sentido de dever perante toda a sociedade», acrescenta o presidente executivo Miguel Stilwell d’Andrade.

Artigos relacionados