Ediclube lidera investimento publicitário em Portugal
A Ediclube – Edição e Promoção do Livro investiu 27,1 milhões de euros (preços de tabela) em publicidade em Portugal, no passado mês de Janeiro. De acordo com dados da MediaMonitor, a dona de marcas como Galeria ou Selecções Reader’s Digest investiu a quase totalidade deste montante em televisão, tendo reservado apenas seis mil euros para a internet e outros seis mil euros para a imprensa.
O segundo lugar do ranking do investimento publicitário do primeiro mês de 2021 é ocupado pela European Home Shopping (aproximadamente 26,6 milhões de euros), a que se segue o Modelo Continente Hipermercados (25,3 milhões de euros). O top 5 conta ainda com o Lidl e o Dia/Minipreço.
A análise de Janeiro aponta também para a Fuel na liderança do ranking das agências de publicidade (39,9 milhões de euros), seguida de perto pela Havas Worldwide (quase 35 milhões de euros) e VMLY&R (30,5 milhões de euros).
Já no que às agências de meios diz respeito, os primeiros lugares cabem à Carat (91,4 milhões de euros), Arena (73,6 milhões de euros) e OMD (55,9 milhões de euros).
No total do mês de Janeiro, o investimento publicitário ascendeu a cerca de 806 milhões de euros, dos quais 694 milhões tiveram como destino a televisão. A internet é o segundo meio com maior investimento (60,3 milhões de euros).
Continente foi o maior anunciante de 2020
Tal como demonstravam os dados preliminares, o Modelo Continente foi o maior anunciante de Portugal no ano passado. Os números oficiais disponibilizados hoje pela MediaMonitor, da Marktest, apontam para um investimento de quase 337 milhões de euros (a preços de tabela), entre Janeiro e Dezembro de 2020.
Altice Portugal (aproximadamente 327,9 milhões de euros) e European Home Shopping (295,6 milhões de euros) fecham o pódio, sendo logo seguidas pela Unilever Fima, Procter & Gamble, Nestlé Portugal, Nos Comunicações, L’Oréal Portugal, Reckitt Benckiser e Ediclube – Edição e Promoção do Livro.
A Fuel, por seu turno, foi a agência de publicidade que registou o maior nível de investimento (713,4 mil milhões de euros), ao passo que a Carat liderou o ranking das agências de meios (perto de 1,2 mil milhões de euros).
No total, o investimento publicitário em Portugal chegou a quase 11,3 mil milhões de euros, em 2020. Televisão foi o meio mais relevante, respondendo por cerca de 9,4 mil milhões de euros.