É simples! Tudo se resolve
MARKETEER CONTENTSA Seguro Directo, marca do Grupo Ageas Portugal, lançou a campanha “Simples. Nós resolvemos”. Esta nova campanha, com uma abordagem mais leve e de ideias “fora da caixa”, recorre, segundo a marca, a um tom nonsense e a metáforas do quotidiano através de histórias que podem acontecer a qualquer pessoa. Especializada em seguros automóvel e moto, a campanha apresenta situações inusitadas, recheadas de algum suspense, mas que, no fundo, podem ser experienciadas por qualquer pessoa.
Desenvolvida pela Gravity Creative Dynamics, com produção da Show Off | MOLA, a campanha reforça os valores centrais da Seguro Directo, tais como o foco no cliente, a acessibilidade e a eficiência. O objectivo é destacar a importância dos seguros na gestão dos imprevistos do dia-a-dia de uma forma prática e rápida, sublinhando a oferta de uma solução simples e conveniente.
Através do lema “Simples. Nós resolvemos”, a seguradora salienta a agilidade, facilidade e eficiência no atendimento ao cliente, promovendo a assinatura “Tão simples, tão inteligente” e destacando a sua prioridade na protecção e apoio aos clientes.
«Vivemos a achar que os acidentes só acontecem aos outros. É necessário compreendermos a importância de estarmos seguros e de termos um serviço que nos apoia, que sabe resolver os nossos problemas de forma fácil e ágil», sublinha Hugo Julião, director de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal. O mesmo responsável acrescenta, nesse contexto, que «na Seguro Directo sentimos que era o momento de recuperar o lado mais humano e próximo, num tom “fun” que a marca já teve no passado. Por isso, surge esta campanha, com uma assinatura que espelha a promessa que a marca tem: o cliente no centro da sua estratégia», conclui.
O mesmo responsável explica, ainda, que este regresso ao sentimento de outras campanhas é uma forma de criar diferenciação de marca. «Somos diariamente inundados com mensagens publicitárias. O mercado das seguradoras directas é muito concorrencial e sensível ao preço. O posicionamento da marca não passa pelo preço, e sim pela acessibilidade, pela simplicidade e serviço ao cliente», adianta Hugo Julião, acrescentando que este era o momento de voltar ao tom de comunicação da Seguro Directo: «É o nosso tom, é o nosso território de comunicação, sem perder a seriedade da proposta de valor dos produtos e serviços», esclarece.
UM “GOOD-ZILA” BONZINHO
Para a equipa da Gravity Creative Dynamics, o processo criativo foi igualmente desafiante mas estimulante. «O desafio lançado pela Seguro Directo permitiu-nos sonhar, explorar ideias e contar histórias. Foi a partir deste briefing que nasceu a coragem para criar uma série de personagens extraordinárias, gigantescas e fantásticas, como metáforas das nossas vidas e que vivem até nos cenários mais improváveis», explica Ricardo Agostinho, director criativo da agência.
Do lado da Seguro Directo, a existência de figuras fantásticas e esta ideia “fora da caixa” de um “Good-zila” como um dos protagonistas da campanha foram, logo à partida, um desafio e uma grande surpresa, mas rapidamente perceberam que direcção queriam seguir: «Não escondemos que a dúvida surgiu, mas logo ganhámos a certeza de que este seria o caminho. E, hoje, nada faríamos de diferente. É, de facto, uma criatividade e uma campanha na qual nos revemos, pela diferença, pela irreverência, sem perder o foco na proposta de valor e entrega ao cliente», reitera Hugo Julião, director de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal.
Mas a campanha não contempla um Godzilla como aquele que ocupou o imaginário de tantos filmes. Este é mais bonzinho, é um “Good-zila”. «A nossa personagem improvável não é destruidora. Inicialmente, cria suspense, mas depois percebemos que, pelo seu tamanho e pelo facto de ser desajeitado, causa um pequeno dano. O “Good-zila” fica “aflito” por ter causado este dano sem querer, mas, com o serviço da Seguro Directo, tudo é simples e tudo se resolve rápido. Tudo acaba bem, com uma selfie “improvável”, como é possível ver no filme da campanha», resume o mesmo responsável do Grupo Ageas Portugal.
CAMPANHA ABRANGENTE
A campanha multimeios “Simples. Nós resolvemos” utiliza o humor para captar a atenção e abrir o debate sobre a importância da protecção contra imprevistos. Inclui dois filmes (um para automóvel e outro para moto, que só estará disponível em 2025) para televisão e digital, além de peças para rádio, outdoors, display e redes sociais. Com produção da Show Off | MOLA e realização de Luciano Ottani, este projecto permitiu experimentar técnicas de filmagem e pós-produção únicas. «Em parceria com a Gravity Creative Dynamics e com o apoio da Seguro Directo, garantimos que cada detalhe desta personagem – “Good-zila”– fosse tão amigável e marcante quanto o idealizado », comenta Ottani.
Os dois filmes contaram com a participação de Cláudia Gomes e António Rocha, que interpretam os papéis principais de condutores de carro e moto, respectivamente, e de Nuno Pinheiro que participa como interveniente. Já as vozes dos spots de rádio ficaram a cargo dos actores Nuno Lopes e Sara Prata.
A presença da personagem improvável, o “Good-zila”, inicia uma nova fase de comunicação que irá incluir várias personagens em futuras campanhas da Seguro Directo. «“Good-zila” marca o início desta forma de comunicar a marca nos media. Estamos a criar mais personagens para outros momentos de comunicação. Por isso, ainda não poderemos revelar quais. O que podemos é garantir que pretendemos continuar a surpreender com histórias e personagens improváveis, divertidas, e que terminam com a resposta e proposta de valor da Seguro Directo – “Simples. Nós resolvemos. Tão simples, tão inteligente”», conclui Hugo Julião. A primeira fase da campanha estará no ar até 24 de Novembro de 2024, com foco em pessoas entre os 35 e os 50 anos, residentes em zonas urbanas e suburbanas, que valorizam soluções de seguros práticas e acessíveis.
Este artigo faz parte da edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.