É dos que acredita que há “coisas de mãe” e “coisas de pai”?
Para assinalar o Dia do Pai, que se comemora no dia 19 de Março, a Zippy lançou uma campanha para demonstrar que “não há coisas de mãe, nem coisas de pais, há coisas de família”. O objectivo é sensibilizar as famílias para a igualdade e partilha das tarefas nas rotinas familiares, promovendo o envolvimento e entre-ajuda em casa.
Segundo o estudo “As mulheres em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e como se sentem”, o trabalho não pago feito em casa continua a ser um assunto de mulheres e dificilmente essa realidade se alterará num futuro próximo.
Apesar de os homens partilharem mais com as mulheres as tarefas relacionadas com os filhos do que as domésticas, a sociedade continua a assumir que essa função recai sobretudo sobre as mulheres.
«Neste Dia do Pai, queremos promover a parentalidade próxima, sensibilizando para um tema relevante. Percebemos que a sociedade ainda não vê pais e mães com a mesma responsabilidade e acreditamos não só no impacto positivo que essa partilha tem na dinâmica da própria família, como nas próprias relações. Preparar as marmitas, comprar a roupa dos filhos e vesti-los, arranjar-lhes o cabelo ou levá-los ao médico não são tarefas de mãe, nem de pai, são momentos em família e os pais sabem e são tão felizes a fazê-lo quanto as mães», explica, em comunicado, Filipa Bello, head of Brand & Creative da Zippy.