É cliente da SheIn? Atenção que há hackers a tentar roubar as informações dos utilizadores
A SheIn é uma das aplicações de compras mais populares do mundo. Na verdade, é a segunda aplicação de compras mais descarregada a nível mundial, com mais de 251 milhões de downloads.
Ganhou popularidade pelos seus preços baixos, mas a empresa tem sido alvo de críticas significativas devido ao seu fraco historial no que toca a direitos humanos. Além disso, de acordo com um relatório da Time, a SheIn tem sido explorada por burlões de várias formas, incluindo a utilização de cartões de oferta falsos no Instagram e websites falsos.
Só no último mês, foram identificados mais de 1.000 de emails fraudulentos, alerta a Check Point Software Technologies. A mensagem de correio electrónico chega com um assunto considerado “tentador”: “Verificação de encomenda SheIn” – alegando ser do serviço de apoio ao cliente da marca. Mas um olhar mais atento revela uma red flag – o email do remetente não corresponde ao endereço oficial da SheIn.
O email anuncia com entusiasmo que recebeu uma caixa misteriosa da SheIn. No entanto, a hiperligação incluída não lhe trará uma surpresa; conduz a um site falso concebido para roubar as suas informações pessoais (um site de recolha de credenciais).
Esta tentativa de phishing é bastante transparente. Aproveita-se do entusiasmo dos utilizadores, alegando que ganharam um prémio. No entanto, um utilizador atento pode facilmente detectar a fraude: verifique o endereço de email do remetente (não deve ser composto por letras aleatórias) e verifique se as ligações conduzem a websites legítimos da SheIn.
O que fazer?
- Certificar-se de que não clica em ligações cujo endereço não seja o oficial e verificar a origem da mensagem de correio electrónico.
- Verificar se o endereço do website e o nome do remetente contêm erros ortográficos e de pontuação.
- Certificar-se de que a mensagem de correio electrónico em si não contém erros ortográficos. Preste atenção à linguagem utilizada na mensagem de correio electrónico: é assim que costumamos ser tratados por uma empresa de transporte?