E a Torke “casa-se” com a Loba

NotíciasEntrevista
Maria João Vieira Pinto
15/09/2025
11:00
NotíciasEntrevista
Maria João Vieira Pinto
15/09/2025
11:00


Partilhar

A Torke CC, fundada há 20 anos por André Rabanea, acaba de se juntar com a portuense Loba. Um movimento inédito no mercado português, já que não se trata de uma compra ou fusão, mas da utilização da marca Torke por parte da Loba, assim como da possibilidade de trabalho conjunto dos respectivos clientes.

Segundo o administrador da Loba, João Gaspar, este é um movimento que se insere na perfeição na vontade de crescimento e expansão da agência, enquanto Adelino Silva reforça o facto de este ser um modelo de negócio inovador no mercado português: «É um modelo que acreditamos que vai funcionar. Estamos a trazer a marca Torke, a trazer o seu grande activo, que são os clientes, a direcção criativa, mas não compramos a marca.» No fundo, dizem, este é um processo cujo resultado permitirá a entrega de um trabalho mais transversal e criativo ao cliente.

André Rabanea confirma que a Torke CC já foi alvo de interesse para compra por parte de outras agências. Mas, diz, só este modelo de “parceria” lhe faz sentido, permitindo o desenvolvimento de melhores trabalhos para as marcas.

A Torke surgiu em Lisboa, em 2005, como a primeira agência de marketing de guerrilha em Portugal e posicionou-se como uma referência internacional em criatividade e inovação, trabalhando com marcas globais como FOX, Adidas e Heineken. Foi distinguida duas vezes como a agência mais criativa de Portugal e tornou-se a agência de guerrilha mais premiada. Além disso, desenvolveu a metodologia Ideators, hoje validada por Harvard, consolidando-se não apenas como agência, mas como plataforma de inovação estratégica e co-criação de negócios.
Hoje, a Torke está presente em Portugal, Brasil e Timor-Leste, operando sem colaboradores fixos (outsourcing) e com um modelo flexível em que todos são alocados a projetos específicos.
No que diz respeito à Loba, foi marcada pela aquisição da Bondhabits e também pelas apostas no propósito, nomeadamente, com a certificação BCorp. Entrou no mercado internacional após a aquisição da Accelerate, no Reino Unido, e tem vindo a apostar no talento com a LOBA Academy. Tem oito escritórios em Oliveira de Azeméis, Porto, Aveiro, Guarda, Leiria, Lisboa, Braga e Londres; em 2023 facturou 6,3 milhões de euros, tendo saltado para os 7,6 o ano passado e o plano até 2027 prevê chegar aos 15 milhões.

No total, a Loba responde por 200 colaboradores.




Notícias Relacionadas

Ver Mais