Doritos: 70 anos depois, marca decide mudar formato dos icónicos snacks
Doritos está a planear uma nova forma para as suas icónicas batatas fritas em forma de triângulo. Um post enigmático da marca no Instagram sugeriu uma mudança do triângulo para o quadrado. A empresa confirmou que está a “explorar” a nova forma.
A publicação apresenta uma imagem de uma batata frita Doritos quadrada com o slogan: “A forma do que está para vir”. Os fãs foram rápidos a reagir. Um deles brincou: “Já é o dia 1 de abril?”, enquanto outro pediu: “Não se metam com o meu triângulo!” Um terceiro acrescentou: “Doritos sem um triângulo não é um Doritos!
Um porta-voz da marca adiantou: “A notícia ainda não está pronta para ser partilhada, mas é ótimo saber o interesse que existe na forma das nossas batatas fritas. Como já se viu, os Doritos quadrados são algo que estamos a explorar e que revelaremos mais oficialmente no final deste mês”.
A empresa também partilhou fotografias que mostram um “protótipo em que a equipa tem estado a trabalhar”.
Uma delas apresentava um gráfico que mostrava o tamanho ideal das novas batatas fritas quadradas – com cada lado a medir 65 mm. É mais ou menos o mesmo tamanho de cada aresta da versão triangular.
Ao longo dos anos, a Doritos introduziu novos sabores e até ajustou as receitas no Reino Unido. No ano passado chegou a reduzir a gordura e o sal para obter um snack mais saudável.
Mas, até agora, uma coisa permaneceu inalterada: a icónica forma triangular, ideal para mergulhar em salsa ou guacamole. De facto, esta forma tem sido um elemento básico desde que as batatas fritas foram acidentalmente criadas na Disneyland, na Califórnia, no início da década de 1960.
Tornaram-se a primeira batata frita de tortilha vendida a nível nacional, nos EUA, em 1966 – e deram origem a uma série de imitações.
Doritos estreou-se no Reino Unido em 1994, cinco anos depois de a PepsiCo ter adquirido a Walkers Crisps. Foi um dos muitos produtos de sucesso vendidos nos Estados Unidos sob a marca Lay’s que foram introduzidos na Grã- Bretanha após a aquisição.
No lançamento, havia apenas três sabores de Doritos, mas desde então a gama expandiu-se para mais de dez, bem como para os dips. Ainda não é claro se os planos para os Doritos quadrados são apenas para o Reino Unido ou também para os EUA.
As grandes mudanças das marcas causam frequentemente agitação. Recentemente, a Jaguar enfrentou uma reação negativa por ter mudado a sua marca. A empresa foi maltratada por ter abandonado o emblemático emblema “growler”, utilizado durante décadas nas grelhas e nos capots, e tê-lo substituído por um emblema “J” geométrico e curvo.
Outras alterações controversas incluíram a revelação de um concept car cor-de-rosa brilhante, cujo objetivo era atualizar a imagem da Jaguar para a era eléctrica.
Entretanto, o Toblerone foi criticado em 2016 quando os seus fabricantes americanos reduziram o número de triângulos para tornar as barras mais pequenas. A mudança fez com que o espaço entre os triângulos fosse maior, com alguns críticos a compararem o novo design a um suporte para bicicletas.
A medida da Mondelez – que culpou o aumento dos custos – fez com que o peso das barras de 400g caísse para 360g e o das barras de 170g para 150g, enquanto o preço permaneceu o mesmo. Dois anos mais tarde, as barras de Toblerone voltaram à sua forma original, mas com um aumento de preço.
A versão de 170g do popular chocolate foi encolhida em 2016 para 150g, numa decisão que provocou um protesto público.
No ano passado, os Doritos foram classificados como a quarta melhor batata frita do Reino Unido – de acordo com a inteligência artificial.
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