Amancio Ortega, o homem mais rico de Espanha, adquiriu o Hotel Banke, em Paris, à cadeia catalã Derby Hotels, por um valor próximo dos 97 milhões de euros, segundo fontes próximas da transação consultadas pelo Cinco Días.
A transação, realizada através do seu braço de investimento Pontegadea, inclui a assinatura de um contrato com o Radisson, grupo sueco agora detido pela chinesa Jin Jiang, a segunda maior cadeia hoteleira do mundo, para o atribuir à marca Radisson Collection, a mais luxuosa das dez marcas do seu catálogo. Dos 905 hotéis Radisson em funcionamento no mundo, apenas 42 (4,6%) são da marca Collection.
O hotel, com 91 quartos de cinco estrelas, vai permanecer fechado durante um ano para ser alvo de uma remodelação completa para se adaptar aos padrões da marca.
A Derby Hotels adquiriu o ativo em 2009 por 75 milhões de euros em conjunto com o grupo imobiliário Metropolis, do qual adquiriu metade em 2013. A venda insere-se numa estratégia na qual a empresa pretende concentrar os seus esforços internacionais no hotel londrino The Caesar Hotel, no qual irá investir 20 milhões de euros para realizar uma renovação completa.
A aquisição deste ativo reforça a presença da Pontegadea no setor hoteleiro e é a sua maior até à data. Em fevereiro de 2021, adquiriu o Senator Playaballena, em Cádis, por 25 milhões de euros.
Quase três anos depois, adquiriu dois boutique hotels em Palma de Maiorca por 35 milhões de euros e, no início de 2024, associou-se à portuguesa Vila-Galé, a segunda maior empresa hoteleira de Portugal, fundada por Jorge Rebelo da Almedia, para gerir um hotel de que é proprietário na Figueira da Foz.
O braço de investimento de Amancio Ortega esteve também presente na fase inicial do processo de venda do Mare Nostrum, complexo que a Brookfield adquiriu em 2021 como parte do portefólio da Selenta, embora tenha optado por não participar no concurso. Fora de Espanha, o fundador e acionista maioritário da Inditex detém ainda hotéis como o Epic, em Miami, e o Iberostar Park Avenue, em Nova Iorque.
Após a venda do hotel Banke a Amancio Ortega, a Derby Hotels vai concentrar-se noutro empreendimento internacional da cadeia: o Caesar, em Londres, adquirido em 2004 por 30 milhões de euros, novamente em conjunto com o grupo imobiliário Metropolis, ao qual também comprou metade do hotel londrino em 2013.
O grupo catalão está imerso numa renovação completa do ativo para o posicionar no segmento de luxo. A Derby Hotels fechou o ano passado com um volume de negócios de 88 milhões de euros, mais 6% do que no ano anterior, e espera crescer mais 5% este ano.
No ano passado, Ortega adquiriu um edifício em Paris, concretamente o imóvel localizado na Rue Halévy, em Paris, mesmo no coração da capital francesa e a poucos metros do Palácio da Ópera Garnier, por aproximadamente 200 milhões de euros.
O fundador da Zara é a nona pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de cerca de 118,6 mil milhões de dólares (101,3 mil milhões de euros ao câmbio atual), segundo a revista Forbes. Investe grande parte dos seus rendimentos anuais multimilionários em imobiliário, tendo construído um portefólio imobiliário em Pontegadea de quase 20 mil milhões de euros.














