Desacantonar e marcar o País!
M.ª João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer
Sempre gostei de viagens. De partir e conhecer. Da experiência de ver o mundo e os outros, perceber o que nos faz diferentes e nos torna iguais. Viajar é daqueles momentos que enche a alma e me traz novo sabor e sabores à vida. Por isso, como diz uma amiga minha, estou sempre “no ir”.
Quis a sorte que o trabalho me começasse a acrescentar viagens aos dias. E que, aos momentos meus e com os meus, juntasse outras referências e conhecimentos. Perceber que quando nada falha num quarto de hotel há todo um conjunto de processos e um “exército” de colaboradores que o garante. Que quando o ritmo de serviço de um restaurante é incólume, há um enorme esforço de gestão e profissionalismo. Que são muitas as horas ou dias de trabalho de equipas para tantas vezes termos um mimo de um minuto. Que o sorriso que nos recebe quando fazemos o check-in não é produzido, que o orgulho em bem receber é isso mesmo, orgulho, e que o gosto pelo elogio é pelo reconhecimento do fazer, lá está, com gosto.
Há uns dias, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, defendia, numa conferência da Executive Digest, que é urgente desacantonar o Turismo. Porque entende Luís Araújo que não o valorizar faz-nos perder oportunidades, e que é ele, o Turismo, a marca que puxa verdadeiramente a economia de Portugal.
Claro que valorizá-lo começa de dentro, ou por dentro. Com formação e remuneração a acompanhar o nível de tanta entrega e trabalho. Ou com o reconhecimento de que quando se serve e partilha notas estudadas sobre um grande vinho português, se está a enviar sinais da nossa diversidade ao mundo.
O Verão está aí. Este País costumava ser um País de Verão. Agora, é um País de turistas, com ou sem Verão, e que, pelo meio, até nos compram e nos levam, seja em formato de fato de banho, como os da Cantê, ou de toalha de praia como as da Torres Novas (capa desta edição da Marketeer). Não saber aproveitar esta plataforma gigante de divulgação das nossas marcas e da nossa marca seria, como diz Luís Araújo, mais um grande erro!
Editorial publicado na revista Marketeer n.º 322 de Maio de 2023