Democratizar o futebol
MARKETEER CONTENTSFacilitar o acesso das famílias portuguesas aos jogos da selecção nacional é a grande aposta do continente no futebol. com a venda de bilhetes com desconto em cartão continente, a insígnia e a federação portuguesa de futebol proporcionam mais oportunidades para os portugueses assistirem a este espectáculo
O futebol é dos fenómenos mais agregadores da sociedade portuguesa e a Selecção Nacional, por representar cada um de nós, ainda mais o é, mobilizando famílias e amigos, sem os constrangimentos do “clubismo”. «Sabemos que os jogos da Selecção são sempre ocasiões de união e de festa. Sendo o Continente uma marca de dimensão nacional e vocacionada para servir as famílias portuguesas, fazia todo o sentido haver uma parceria que reunisse as duas entidades, o Continente e a Selecção, na figura da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Nesse sentido, e considerando as recentes vitórias históricas da nossa Selecção, o balanço da estratégia do Continente no que diz respeito ao futebol não poderia ser mais positivo», refere Tiago Simões, director de Marketing do Continente.
O Continente e a Federação Portuguesa de Futebol são parceiros há largos anos, antes mesmo das vitórias no Europeu de 2016, e, mais recentemente, na Liga das Nações. Neste sentido, a parceria não está associada ao sucesso desportivo, mas à partilha de valores e interesses comuns.
Neste caso, a mobilização dos portugueses em torno da Selecção e a celebração de uma equipa que é de todos nós. «Apesar disso, reconhecemos que as vitórias se reflectem num maior entusiasmo dos adeptos e, por isso, a nossa tarefa de mobilização torna-se mais fácil e a parceria ganha mais visibilidade», afirma Tiago Simões.
Este apoio do Continente materializa-se através da comercialização de bilhetes para os jogos de Portugal nas lojas da insígnia, porque a parceria tem como objectivo primário facilitar o acesso das famílias portuguesas ao entretenimento do futebol. «A parceria com a FPF, além de uma forma de promover o apoio à Selecção, faz parte da vontade do Continente em democratizar o acesso a momentos de celebração. E está também integrada na campanha #BomParaPortugal, que comunica o agradecimento e retribuição de toda a confiança que os portugueses depositam na marca Continente.
A campanha foi lançada no Dia de Portugal – 10 de Junho – e conta com a participação do seleccionador nacional, Fernando Santos», afirma o director. Este ano, no arranque da fase da qualificação para o Euro 2020, o Continente comunicou e disponibilizou em várias lojas por todo o País – e também no Continente Online – bilhetes para os jogos Portugal-Ucrânia (22 de Março de 2019) e Portugal-Sérvia (25 de Março de 2019), ambos decorridos no Estádio da Luz.
Tiago Simões refere que a venda de bilhetes para os jogos da Selecção Nacional tem decorrido de forma muito satisfatória. «É notório o crescente entusiasmo vivido em torno dos jogos e o elevado grau de identificação dos consumidores portugueses com a Selecção Nacional. O facto de muitas vezes esgotarmos os ingressos disponíveis é muito revelador do quão bem-sucedida é esta aposta do Continente e da FPF», vinca.
O responsável refere que, depois das vitórias no Euro 2016 e na Liga das Nações, o Continente irá continuar a alimentar esta fome de vencer, aproveitando os ensinamentos desta nova geração de vencedores. «As crianças nascidas pós-Europeu, não sabendo o que é esperar uma vida pela vitória, não se contentam com pouco, querem mais.
Assim, o principal objectivo passa por dar continuidade a esta dinâmica, que se tem mostrado vencedora a proporcionar momentos inesquecíveis a todos os portugueses, dentro e fora das quatro linhas», sublinha Tiago Simões. Até ao final do ano, o Continente continuará a comercializar os ingressos para os jogos da Selecção Nacional com desconto em cartão.
Os jogos da fase de qualificação para o Euro 2020 retomam no mês de Setembro e a Selecção Nacional irá jogar em casa nos meses de Outubro e Novembro.
Vincar os valores da marca
Um dos eixos centrais da proposta de valor do Continente é democratizar o acesso dos clientes a produtos, serviços e experiências menos acessíveis.
Assim, os patrocínios devem manter sempre uma ligação ao negócio e, por isso, não são apenas uma questão de visibilidade. «É certo que existem vantagens do ponto de vista da notoriedade, porque a Selecção goza de um amplo acompanhamento, especialmente nas fases finais das competições. Mas é importante dizer que a associação do Continente à Federação Portuguesa de Futebol é muito mais do que isso.
Existe uma grande comunhão de valores, nomeadamente, de união, tolerância e de família, mas é também uma parceria de benefício mútuo, que se traduz num esforço conjunto de mobilização dos portugueses em torno da equipa de todos nós.
A Selecção portuguesa é um símbolo da portugalidade, da união, da tolerância e de família, por isso, acreditamos que esta parceria nos ajuda a reforçar todos estes valores», sublinha o director.Tiago Simões explica que o retorno desta parceria verifica-se nas diferentes dimensões da marca, nomeadamente no serviço e nas vendas.
«Proporcionamos aos clientes um produto de interesse (bilhetes para os jogos da Selecção), com vantagens em Cartão Continente (o que enriquece o ecossistema do Cartão), mas também do ponto de vista de reputação e visibilidade. Isto porque, para além da questão dos valores de que já falámos, os portugueses gostam de ver as grandes marcas nacionais apoiar os seus atletas e selecções, que também ganham visibilidade com isso.
O retorno mais significativo desta parceria é mesmo nesta dimensão intangível, porque a partilha de valores entre a FPF e o Continente, além de evidente, permite-nos proporcionar experiências aos nossos clientes que, de outra forma, se calhar não teriam oportunidade», explica o responsável.
Atento ao futebol feminino
Neste momento, o Continente patrocina, apoia e colabora com a Federação Portuguesa de Futebol em diferentes áreas de actuação, sendo a mais notória aquela que se materializa na parceria para a comercialização de ingressos, com desconto em Cartão Continente, para os jogos oficiais e amigáveis da Selecção Nacional em Portugal.
Paralelamente, o Continente vai patrocinando vários eventos promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol, como a Liga Revelação 2018/2019. E, no que concerne ao futebol feminino, a Algarve Cup 2019. «Embora não patrocinando especificamente as selecções de futebol feminino, reconhecemos que este é um território muito importante pelas mensagens que comporta e no qual a FPF está a desenvolver um trabalho notável.
Neste último campeonato do mundo de futebol feminino, as audiências de televisão de alguns jogos bateram recordes sem precedentes um pouco por todo o mundo. Desejamos que a modalidade continue a crescer a um ritmo acelerado e que se proporcionem mais oportunidades às jovens e futuras jogadoras», exclama Tiago Simões.
Sobre a possibilidade de o Continente alargar o seu patrocínio aos clubes de futebol, Tiago Simões descarta esse cenário. «A Selecção Nacional une os portugueses: as famílias, os amigos e até desconhecidos, porque é a “nossa” equipa, sem divisões. Desta forma é bastante óbvio que a estratégia que temos seguido de apoio à equipa de Fernando Santos é a que faz sentido manter», esclarece.