Delta Ventures abre candidaturas para 2.ª edição do programa de startups Disruption

Está de volta o programa de inovação aberta Disruption desenvolvido pela Delta Ventures, a unidade do Grupo Nabeiro – Delta Cafés que estabelece a ligação com o ecossistema das startups, e que marca a sua estreia na Web Summit de 2023. As candidaturas estão abertas até 5 de Janeiro/24.

Criado em 2022/23, o Disruption é o programa de aceleração, desenvolvido em colaboração com a I-match, para impulsionar soluções disruptivas e que pretende gerar parcerias com uma visão de futuro, desafiando startups de qualquer parte do globo a participar com novas ideias de negócio em três áreas estratégicas: Sustentabilidade, Transformação Digital, novos produtos e serviços.

Nesta 2.ª edição do programa é lançado o desafio às startups para apresentarem e participarem em pitches no evento, partilhando com a Delta as suas ideias de negócio numa ótica de estabelecer parcerias.

Cada pitch tem a duração de três minutos e os empreendedores apresentam a sua ideia de negócio a um júri que, sentado numa bicicleta, pedala ao ritmo da conversa acumulando quilómetros que se transformam num donativo que será oferecido no final da Web Summit a uma instituição de responsabilidade social e ambiental.

O sistema de avaliação foi desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico, Núcleo Formula Student IST-DEM. O melhor pitch é premiado com a passagem directa para o bootcamp imersivo do programa Disruption, com mentoria e orientações práticas sobre diferentes aspectos dos seus negócios, capacitando para os resultados, o crescimento e inovação no mercado.

Para os empreendedores que não apresentarem o seu pitch na Web Summit, as inscrições são realizadas no site. Depois da fase de candidatura e avaliação, dez startups participam num bootcamp, durante um mês, de Fevereiro e Março, para desenvolverem os seus projectos, trabalharem com mentores do Grupo e especialistas do ecossistema de inovação e empreendedorismo português, com vista a aumentar a proposta de valor de negócio conjunta e acelerando o desenvolvimento de novas soluções ajustadas à realidade do Grupo.

À fase de Aceleração, segue-se o pitch final que decorre a 25 de Março, onde serão seleccionadas três a cinco soluções junto do ecossistema empreendedor, que irão receber financiamento para os seus projectos. Na última fase são desenvolvidas as soluções vencedoras em conjunto com os empreendedores e as startups que irão colaborar com a unidade Delta Ventures, capacitando os empreendedores, dando-lhes acesso ao Grupo e aos seus parceiros, e criando soluções para os crescentes desafios da sociedade.

«A inovação acompanha-nos desde sempre e é, também, através dela que acrescentamos valor à nossa marca. Por isso, o ecossistema das startups é fundamental para nos reinventarmos e o programa Disruption torna-nos mais competitivos num mercado em constante evolução, promovendo a criatividade e o acesso a conhecimento externo, bem como nos torna mais ricos em conhecimento», diz, em comunicado, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

A Delta na Web Summit

Para além de todos os participantes do Web Summit poderem desfrutar de um café Delta, este ano o espaço da marca está reservado à Delta Ventures. Adicionalmente, a sessão “Face to Face with CEO”, com Rui Miguel Nabeiro, dará a oportunidade aos empreendedores para fazer perguntas directamente ao CEO, dando a conhecer a sua visão, a inovação do Grupo, as tendências de mercados e todas as curiosidades sobre o universo Delta Cafés, permitindo uma compreensão mais profunda da empresa e do seu líder.

A sessão decorre no dia 16, às 10h30, e fornecerá informações sobre a liderança da Delta Cafés, a sua estratégia e os desafios que enfrenta.

Artigos relacionados