Da próxima vez que pedir um Uber, talvez já viaje num BYD
A marca automóvel BYD fechou uma parceria estratégica plurianual com a Uber, destinada a trazer 100 mil novos veículos eléctricos para a plataforma de mobilidade nos principais mercados globais.
Com início na Europa – onde Portugal estará incluído – e na América Latina, espera-se que esta parceria ofereça melhores preços e ofertas de financiamento para veículos BYD aos motoristas da Uber na respectiva plataforma. Espera-se ainda que esta parceria se alargue a novos mercados como o Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
Embora os motoristas da Uber estejam a optar por veículos eléctricos cinco vezes mais depressa do que os proprietários de automóveis particulares, os inquéritos aos motoristas mostram que os preços dos veículos eléctricos e a disponibilidade de financiamento continuam a ser os principais obstáculos à mudança.
De forma a apoiar os motoristas que optam pela electrificação, os esforços conjuntos das empresas podem também incluir descontos no carregamento, na manutenção do veículo ou no seguro, bem como ofertas de financiamento e aluguer, com base no que for melhor para os motoristas num determinado mercado.
As duas empresas irão também colaborar na implementação de futuros veículos de condução autónoma da BYD na plataforma Uber.
«Estamos entusiasmados por unir forças com um líder global como a Uber, não só para acelerar a transição para os veículos eléctricos, mas também para tornar os transportes ecológicos acessíveis e económicos para todos. Esta colaboração marca uma nova era na electrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos por ver os nossos modelos tornarem-se uma visão comum nas ruas das cidades em todo o mundo», diz, em comunicado, Stella Li, vice-presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Americas.