CUF: Saúde em campo

Cadernos
Marketeer
07/08/2025
08:30
Cadernos
Marketeer
07/08/2025
08:30


Partilhar

Com mais de 80 anos de experiência, a CUF consolida a sua presença no desporto nacional, onde saúde e desporto se complementam de forma natural, pois o rendimento dos atletas de alta performance é indissociável de uma boa condição física e mental. Mais do que prestar cuidados médicos de excelência, a CUF aposta na literacia em saúde e incentiva hábitos de vida saudáveis junto da população, através da relação com os seus clientes, da comunicação e de parcerias estratégicas, nomeadamente com a Federação Portuguesa de Futebol. Ana Allen Lima, directora de Marketing e Experiência do Cliente da CUF, partilha a sua visão sobre esta ligação ao futebol e o papel da CUF neste compromisso contínuo com a saúde, promovendo uma cultura de prevenção dentro e fora do campo.

O que motivou a CUF a tornar-se parceira oficial de Saúde e Performance da FPF? E de que forma esta ligação ao futebol reflecte o compromisso da marca com a promoção da saúde?

A decisão em se tornar parceira oficial de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é uma consequência natural da estratégia da CUF e da sua ligação histórica ao desporto de alta competição. Esta parceria permite à CUF reforçar atributos essenciais, como a competência clínica e a confiança, valores amplamente procurados e valorizados pela população.

Como se posiciona a CUF no futebol português ao apoiar todas as 25 selecções nacionais de futebol, futsal, futebol de praia e eFootball?

O nosso posicionamento reflecte-se num acompanhamento clínico de excelência, contínuo ao longo do ano, que vai desde a prevenção e realização de exames médicos até à intervenção em qualquer situação clínica que seja necessária. A CUF não procura apenas visibilidade, assume a responsabilidade concreta de garantir os melhores cuidados de saúde para um maior rendimento dos atletas.

A CUF comunica esta parceria destacando “A Selecção Nacional vem à CUF”. Porque, aqui, o compromisso com a excelência clínica é diário, tanto para os jogadores de alta competição como para todos.

Quais os objectivos estratégicos da CUF com esta parceria, tanto para o desempenho desportivo das selecções como para a notoriedade da marca?

Do ponto de vista do desempenho desportivo, o principal objectivo da CUF é assegurar que os atletas das selecções nacionais beneficiam de cuidados médicos especializados, consistentes e de excelência. A parceria com a FPF permite oferecer um apoio clínico constante, durante todo o ano, com resposta adaptada a diferentes níveis de urgência, exames de diagnóstico, consultas de especialidade, atendimento permanente, equipas médicas dedicadas e presença em contexto de treino e competição. Além disso, a parceria contempla também iniciativas de investigação e formação conjuntas com a Portugal Football School, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento em saúde aplicada ao desporto. Em paralelo, esta parceria tem também um forte impacto na notoriedade da marca CUF, permitindo amplificar junto do público geral as suas competências clínicas, a qualidade das suas unidades e a sua capacidade tecnológica.

Que serviços têm sido desenvolvidos para apoiar os atletas das selecções nacionais?

A CUF tem vindo a desenvolver um conjunto de serviços clínicos altamente especializados e adaptados às exigências do desporto de alta competição, com o objectivo de garantir a saúde, a segurança e o desempenho dos atletas das selecções nacionais. Este apoio inclui acompanhamento clínico contínuo ao longo do ano, consultas de especialidade, atendimento permanente e a realização de exames médicos preventivos. As equipas da CUF, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde, estão também presentes em campo, durante treinos e jogos, assegurando uma resposta imediata a qualquer situação clínica que possa ocorrer.

A realização dos exames médicos de preparação para as grandes competições, os chamados Pre-Competition Medical Assessments (PCMA), são também um momento relevante. Acontecem antes de todas as fases finais internacionais e têm como objectivo garantir que cada atleta está em plena condição de saúde e apto para competir ao mais alto nível.

De que forma o Centro de Investigação & Desenvolvimento com a Portugal Football School, incluindo cursos de trauma e emergência médica, reforça a liderança da CUF em medicina desportiva?

Através da colaboração com a Portugal Football School, têm sido promovidos projectos inovadores, bem como acções de formação avançada em áreas críticas como trauma e emergência médica, essenciais no contexto da prática desportiva de alto rendimento. Estes cursos e iniciativas não só contribuem para a constante actualização das equipas clínicas envolvidas no acompanhamento das selecções, como também elevam o padrão dos cuidados prestados a todos os clientes da rede CUF.

Que impacto a parceria com a FPF tem gerado na ligação emocional com os adeptos, por exemplo, através de activações como o passatempo “Vai à Suíça com a CUF” para o UEFA Women’s Euro 2025?

A parceria da CUF com a Federação Portuguesa de Futebol tem reforçado significativamente a ligação emocional com os adeptos, indo muito além da componente clínica. A associação a um símbolo nacional como a selecção fortalece a confiança e a empatia dos portugueses com a marca CUF. Este envolvimento é potenciado por activações que transformam o apoio ao futebol em experiências partilhadas e memoráveis.

Um exemplo foi o passatempo “Vai à Suíça com a CUF”, criado no âmbito do Europeu Feminino 2025, que permitiu a dois adeptos viver o futebol de forma próxima e envolvente. Estas activações têm gerado resultados muito positivos em termos de notoriedade e envolvimento nas plataformas digitais, quando associadas às páginas da FPF.

Existem colaborações com clubes portugueses, como os da Primeira Liga, ou outras iniciativas comunitárias que complementem o trabalho com a FPF?

A CUF mantém colaborações com vários clubes portugueses, entre os quais estão o Sporting CP, GD Estoril Praia, CD Santa Clara, CD Tondela e SCU Torreense. A CUF procura aprofundar o seu envolvimento com as comunidades onde está presente, através de colaborações e projectos que valorizem a saúde, o desporto e a proximidade com as pessoas. Um desses exemplos é a parceria com o Canal 11, em que está a trabalhar no desenvolvimento de conteúdos de literacia em saúde, com o objectivo de promover informação fidedigna e acessível, com temas relevantes, tanto para atletas como para a população em geral.

De que forma promovem valores como inclusão e diversidade através do apoio às selecções femininas e de formação?

A CUF promove os valores de inclusão e diversidade através do compromisso com todas as selecções nacionais, sejam elas juniores ou seniores, masculinas ou femininas. Ao assumir a responsabilidade pela saúde e performance de todos estes jogadores, a CUF reforça uma ideia simples, mas essencial: o cuidado é para todos, independentemente da idade, do género ou da modalidade. O segmento feminino tem uma relevância estratégica e simbólica muito forte. Além de serem as principais decisoras de saúde nos agregados familiares, as mulheres representam um público com quem a CUF desenvolve várias acções, com foco na prevenção, no bem-estar e na literacia em saúde. Apoiar as selecções femininas é mais do que um gesto institucional. São atletas que nos inspiram pela sua determinação, pela vontade de fazer acontecer e, por vezes, barreiras difíceis de percorrer.

O ROI emocional é uma métrica relevante para avaliar o impacto da parceria com a FPF? Como equilibram benefícios quantitativos e qualitativos?

O ROI emocional é muito relevante para a CUF, não apenas como métrica, mas como reflexo dos valores que guiam a marca. Cuidar é mais do que tratar: é criar uma relação de confiança, proximidade e partilha. Vai além dos episódios clínicos e reforça a nossa presença no dia-a-dia das pessoas, com uma carga simbólica muito forte. O verdadeiro valor desta parceria vive também naquilo que não se mede de imediato, como a credibilidade, a confiança gerada e a afinidade com milhões de portugueses que se revêem nos mesmos valores que partilhamos com o desporto: rigor, superação, excelência e compromisso.

Quais são as ambições da CUF para os próximos cinco anos, incluindo também as iniciativas com a FPF para promover a saúde pública de populações específicas?

As ambições da CUF no futebol português para os próximos cinco anos assentam na consolidação e aprofundamento do seu papel como parceiro de saúde e performance da FPF. Com a renovação do contrato até 2030, a CUF garante um compromisso de longo prazo para continuar a oferecer um apoio clínico de excelência a todas as selecções nacionais, assegurando um acompanhamento constante focado na prevenção, no tratamento e na optimização do desempenho dos atletas. Para além do acompanhamento dos atletas de alta competição, a CUF pretende reforçar a sua intervenção ao nível da literacia em saúde com a parceria com a FPF.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Futebol”, publicado na edição de Julho (n.º 348) da Marketeer.




Notícias Relacionadas

Ver Mais