Covid-19 domina 98% das notícias sobre Saúde na televisão nacional
Quando o tema é Saúde, praticamente só se fala sobre Covid-19 nos noticiários dos principais canais de televisão portugueses. A conclusão é do estudo Clipping MediaMonitor, que revela que, no ano passado, a pandemia ocupou 98% do espaço noticioso dedicado a esta área.
De acordo com o estudo da MediaMonitor, em 2021 foram mostradas 40 447 notícias sobre Saúde nos espaços informativos dos principais canais nacionais. Destas, 39 651 foram relacionadas com a pandemia.
«A pandemia de Covid-19 teve um impacto tremendo em toda a sociedade nos últimos dois anos e tornou-se um tema dominante na vida dos cidadãos. O reflexo deste contexto na cobertura noticiosa era inevitável, mas a análise aos dados dos principais noticiários televisivos dos últimos dois anos em Portugal revela que a Covid-19 assumiu a forma de um rolo compressor informativo», analisa a empresa do Grupo Marktest.
De resto, o mesmo estudo revela que o número de notícias sobre Saúde nos principais canais portugueses quase quintuplicou nos últimos anos, crescendo de 11 016 notícias em 2019 para 51 875 em 2020 (97,1% das quais relacionadas com a crise pandémica).
Apesar de tudo, é também notório um decréscimo no tempo que os canais de televisão estão a dedicar à cobertura da pandemia: em 2020, foram emitidas mais de 1 900 horas de notícias sobre a Covid-19, tendo esse volume recuado para cerca de 1 400 horas em 2021.
O estudo baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-telenews da MediaMonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.