Corridas solidárias

MARKETEER CONTENTS

Com o intuito de ter uma presença cada vez mais marcante no território do running, a Associação Mutualista Montepio tem vindo a consolidar e alargar o leque de apoios, patrocínios e iniciativas nesta área. Neste âmbito, o destaque vai para as duas corridas organizadas pela instituição: a Corrida Montepio, que conta já com seis edições realizadas e é uma das 10 provas mais participadas do País; e a Corrida Pelicas, destinada a crianças, que caminha a passos largos para a 5.ª edição, marcada para 12 de Maio no Estádio do Inatel, em Lisboa.

Estas provas revestem-se de especial importância na estratégia de marketing da Associação Mutualista Montepio, não só pelo interesse que suscitam e pelo elevado número de participantes que registam todos os Corridas solidárias anos, mas também pelo seu cariz solidário, uma vez que as receitas das inscrições revertem, na totalidade, para instituições de solidariedade social.

A próxima edição da Corrida Pelicas, por exemplo, vai apoiar a Sol – Associação de Apoio a Crianças VIH/Sida e a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Permitem ainda que a instituição se possa aproximar de um target diversificado e reforçar a sua matriz de associação mutualista. «Desde a primeira participação em provas desportivas que o objectivo da Associação Mutualista Montepio, pela sua natureza associativa e mutualista, tem sido aproximar a associação e a sua marca das pessoas, gerando condições para que possam encontrar propostas e desafios que respondam às suas expectativas e motivações», afirma Rita Pinho Branco, directora de Comunicação e Marketing da Associação Mutualista Montepio.

«Quando falamos de uma associação com mais de 600 mil membros, a intervenção em iniciativas de média/grande escala torna-se fundamental, pois só assim podemos impactar a nossa comunidade de membros, partilhar a nossa mensagem e cumprir a missão de promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos associados e das demais partes interessadas», reitera.

O caso da Corrida Pelicas, que no ano passado reuniu mais de 2500 participantes, é paradigmático desta estratégia, pois permite à Associação Mutualista Montepio aproximar-se dos associados mais jovens, sócios do Clube Pelicas, apesar de «não excluir, naturalmente, todas as crianças que gostam de praticar desporto e que aceitam o convite para, na companhia dos pais, correr, experimentar outras modalidades, ou simplesmente brincar enquanto assistem a teatros ou participam em actividades lúdico-pedagógicas», ressalva Rita Pinho Branco.

Calendário alargado

Este ano, além da Corrida Montepio e da Corrida Pelicas, a Associação Mutualista Montepio apoia também as seguintes provas de running: Montepio Meia Maratona de Cascais (que decorreu a 2 e 3 de Março), Torneio Montepio Octakids (com provas ao longo do ano lectivo), Montepio Sintra X’Trail (7 de Julho) e Ultramaratona Melides – Tróia (4 de Agosto). Além destas, patrocinará, pela primeira vez, a The Color Run, agendada para 18 de Maio, no Porto, 1 de Junho, em Coimbra, e 29 de Junho, em Oeiras.

«Vamos atribuir o nosso nome e cor a uma color station e estamos a trabalhar na activação da marca, porque a dinâmica de uma color run é muito diferente das provas a que habitualmente nos associamos», adianta Rita Pinho Branco. Nesse sentido, a responsável garante que a aposta este ano é de «continuidade» e consolidação da estratégia da marca neste território.

«Diria que a principal alteração é a atenção que estamos a imprimir às questões da sustentabilidade, preservação ambiental e certificação. A Corrida Montepio é uma prova certificada e o que pretendemos garantir é uma prática de excelência em todas as provas e em todas as dimensões de cada prova, garantindo a eliminação dos plásticos, a separação dos lixos, a gestão integrada do serviço e da experiência gerados junto dos participantes», frisa. Ainda sobre a estratégia da marca, Rita Pinho Branco explica que o objectivo não passa por «apontar a nenhum target específico», mas sim desenvolver e apoiar provas destinadas a todas as famílias, grupos de amigos, crianças, associações, clubes, participantes individuais e atletas profissionais, numa lógica de inclusão.

«No fundo, trabalhamos para gerar boas experiências desportivas a quantos se juntam a nós e a quantos, como nós, acreditam que desporto e solidariedade podem correr de mãos dadas. O nosso objectivo é aproximar a marca da prática desportiva e da vida ativa, dialogando com as pessoas nesse território comum», explana.

Retorno positivo

Para a Associação Mutualista Montepio, o balanço da presença no território do running é muito positivo. «Verifi camos que o número dos que se juntam a nós cresce a cada prova, entre participantes e parceiros, e que vamos tendo cada vez melhores condições para concretizar a nossa missão, para garantir uma relação próxima com as pessoas e gerar uma experiência de proximidade com a mar ca.

Por tudo isto, a evolução [da marca neste território] é muito consistente e garante-nos algo fundamental para uma associação com a nossa natureza e dimensão: a possibilidade de estarmos próximos das pessoas e do que as motiva», sublinha a directora de Comunicação e Marketing. Em termos de retorno, a responsável garante que este tipo de iniciativas tem ajudado a melhorar a percepção e compreensão que os portugueses têm da actividade da Associação Mutualista Montepio, assim como da transversalidade da sua oferta.

«O envolvimento da Associação Mutualista Montepio na área do Desporto, com especial enfoque no running, tem gerado muito bons resultados para a marca, para o reconhecimento da actividade empreendida pela associação e para a proximidade da instituição face à comunidade associativa e à sociedade no seu todo», afi rma.

«A cada realização confi rmamos o interesse que as pessoas revelam quanto ao que fazemos, seja no que se refere à saúde, com o Cartão Montepio Saúde, seja pelas experiências que promovemos, seja pelas vantagens e descontos que os participantes identificam e relacionam com a Associação Mutualista, seja pela adequação das soluções de poupança e protecção que disponibilizamos e que acompanham a vida das pessoas nas suas diferentes etapas», reitera. Dito isto, a responsável deixa a garantia de que a Associação Mutualista Montepio «não só vai continuar a “correr” esta maratona, como vai incrementar a presença em novos terrenos, distâncias e também junto de novos atletas».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Via Verde Estacionar Lisboa com 1.º estacionamento gratuito