Continuamos a sonhar
M.ª João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer
É normal, já quase um hábito, chegar às últimas semanas de Dezembro, aproximarmo-nos do final de mais 12 meses vividos e entregarmo-nos a análises. Olhamos para trás, avaliamos, fazemos contas, elegemos, cortamos. Depois, projectamos para os que se seguem vontades e sonhos, promessas e gostos. Acreditamos que sim, desta é que é. O desacelerar, o estar mais atento, mais presente. O deixar de fumar ou começar a correr. O cortar no acessório e focar no essencial. O telefonar mais vezes, dizer que se quer, ou o que não. E sim, acreditamos sempre, que as 12 tocam e tudo muda.
Mas pouco se altera, que a vida tem esta coisa de, muitas e tantas vezes, atropelar os sonhos. Só que nós por cá, na Marketeer, continuamos a sonhar. Houve uma mão-cheia de ideias e intenções que ficaram pelo caminho, que não conseguimos, que fomos deixando. Mas, apesar de muitos dos dias se cruzarem a uma velocidade que não acompanhamos, acreditamos que ainda temos outro tanto a fazer, e diferente.
Há dias, no mais recente almoço do Conselho Editorial da Marketeer, alguns dos responsáveis das maiores marcas em Portugal diziam e repetiam que incerteza e cautela são adjectivos a colar a 2024. Que os passos a dar serão curtos, que as estratégias se escreverão sem longo prazo, que a indefinição ensombra. Com isto em cima da mesa de Natal, os votos para o ano que aí espreita não podem ser outros que o inverso. Que consigamos dar a volta e seguir, continuando a sonhar, já que a vida sem sonho é uma vida na sombra.
Um bom 2024, que esta equipa da Marketeer continuará por aqui, a dar o melhor como sempre. E, para isso, não precisamos de fazer listas que tudo não é mais que só mesmo uma questão de gosto… e de querer!
Editorial publicado na revista Marketeer n.º 329 de Dezembro de 2023