Conheça a programação do Lisbon Week 2013

lisbon week_2Pelo segundo ano consecutivo, o Lisbon Week vai transformar a capital numa plataformas de descoberta, com uma programação que promove o encontro entre as artes e o património da cidade. O evento, que decorre entre 21 e 28 de Setembro, vai explorar edifícios com séculos de história, revelar obras de artistas nacionais e montar concertos e palestras em locais inesperados.

Da História à Arte, passando pela Gastronomia e pela Música, várias temáticas foram desenhadas para reflectir um novo olhar sobre a cidade. “Do alto do Parque Eduardo VII ao rio Tejo, tendo como epicentro a Rua das Portas de Santo Antão, o público vai ser convidado a redescobrir Lisboa, numa partilha de experiências sem precedentes”, desafia a organização em nota de imprensa.

Este ano, o evento irá contar com três pontos informativos para as diferentes partidas dos passeios Lisbon Week: o percurso Verde, que percorre o Corredor Verde de Monsanto, tem início no Jardim Amália, no alto do Parque Eduardo VII; a viagem pela Arte, feita no autocarro Lisbon Week/CGD, começa na intersecção entre o Parque Eduardo VII e o Marquês de Pombal; e as visitas guiadas da História, que vão desvendar os segredos da Rua das Portas de Santo Antão e arredores, partem do Lounge Lisbon Week/CGD. O último local será o ponto de encontro oficial do evento, funcionando também como espaço lúdico e de interacção entre a organização e os visitantes, e estará localizado no Largo de São Domingos, junto ao Rossio.

Na rota de Arte, o papel de curador foi entregue ao ensaísta e professor universitário Delfim Sardo. O destaque vai para a exposição itinerante “I’ll be your mirror”, que vai explorar a arquitectura da cidade através de um percurso que guia o público por um conjunto de edifícios simbólicos, como o Bloco das Águas Livres, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência ou o Castelo de São Jorge. Neste locais, estarão obras de artistas nacionais como Fernanda Fragateiro, João Onofre ou Rui Chafes. Este percurso contará com cinco visitas guiadas por dia.

No percurso Verde, uma série de actividades irão alertar os visitantes para a importância de viver na cidade de uma forma ecológica, seja através da descoberta da ciclovia que se estende pelo Corredor Verde de Monsanto ou do contacto com as hortas urbanas e quintas ecológicas existentes ao longo deste percurso. O projecto é assinado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles. Aqui, serão realizadas duas visitas guiadas por dia.

Já na rota de História, a programação volta a estar a cargo do professor José Sarmento de Matos, que irá revelar “segredos nunca antes contados”, promete a organização. A Igreja de São Domingos, o Palácio da Independência e Ermida de São José dos Carpinteiros serão apenas alguns dos locais a visitar, nas cinco visitas guiadas que serão realizadas por dia.

Para além dos três roteiros, está previsto um “passeio gastronómico” (a cargo de José Bento dos Santos), que irá dar a conhecer os mais tradicionais petiscos de Lisboa; um circuito de música (pensado pelo saxofonista e compositor Carlos Martins), que cruza o jazz e o fado com os sons contemporâneos; e um conjunto de oito conferências, com temáticas que vão da Gastronomia ao Marketing, passando pela Poesia, Música e Artes gráficas dos anos 20.

A programação completa pode ser consultada no site do Lisbon Week. À semelhança do que aconteceu o ano passado, a maioria dos eventos são de acesso livre. As reservas para as visitas guiadas, concertos e palestras poderão ser feitas a partir de 15 de Julho na Ticketline ou no próprio site do evento.

Recorde-se que o Lisbon Week 2013 foi criado pela XN Brand Dynamics e é realizado em co-produção pela Actu ( Associação Cultural Turística e Urbana ) e a Câmara Municipal de Lisboa. O evento conta, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio oficial da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
CTO da Altice Portugal distinguido como «Inovador do Ano»
Automonitor
Vídeo: Mesa redonda da 2ª conferência do AUTOMONITOR