Companhia aérea Orbest já voa com o nome Iberojet

Iberojet é a nova marca que junta as companhias aéreas Orbest (portuguesa) e Evelop (espanhola), do Grupo Ávoris. O processo de rebranding já arrancou, sendo que o primeiro avião decorado com a nova imagem já partiu de Lisboa.

Presente em Portugal há 14 anos, a companhia aérea Orbest – especializada em voos para as Caraíbas – passa assim a designar-se Iberojet, tornando-se esta a marca única do grupo espanhol Ávoris no mercado ibérico. Apesar da mudança, em Portugal a companhia irá manter uma tripulação completamente portuguesa, incluindo 15 pilotos nacionais.

A nova identidade corporativa surge poucos meses depois da conclusão da fusão entre o Grupo Ávoris e a Globalia e coincide também com a retoma das operações da companhia aérea no mercado nacional: o novo avião da Iberojet, um Airbus A330-900neo (com um total de 388 lugares), fez o seu voo de estreia no passado domingo (dia 23 de Maio), numa viagem com partida de Lisboa e destino a Cancún (México). Este voo terá uma frequência semanal (aos domingos) até 31 de Outubro.

A companhia aérea já retomou também os voos semanais para Punta Cana (República Dominicana), com partidas de Lisboa às segundas-feiras, até 25 de Outubro. Mas as novidades para o Verão não ficam por aqui: a partir de 20 de Julho, a Iberojet irá estrear a nova rota directa que irá ligar o Porto a Punta Cana, todas as terças-feiras até 14 de Setembro.

Rui Lopes, director de Customer Experience da Iberojet Portugal

Em entrevista à Marketeer, Rui Lopes, director de Customer Experience da Iberojet Portugal, explica as mudanças em curso.

A Orbest passa a designar-se Iberojet. Porquê a decisão de adoptar uma nova identidade corporativa e com que objectivos?

A mudança da Orbest e da Evelop para a marca Iberojet tem como intuito uniformizar e centralizar a marca. O Grupo Ávoris Travel operava com duas insígnias mas passa assim a adoptar apenas uma marca, tanto em Portugal como em Espanha. Esta nova marca irá abranger tudo o que é as vendas ao cliente, o acesso ao website, a relação com as agências e operadores de viagens.

Este movimento acaba por tornar mais simples a própria identificação da marca. Agora, posicionamos as duas companhias aéreas com uma só marca integrada. Sentimos que, do ponto de vista das vendas, é preferível ter a marca Iberojet.

Desde 2007 que a Orbest é uma companhia aérea portuguesa. Esta mudança de identidade não pode afastá-la do pilar da portugalidade?

O posicionamento da companhia é no mercado ibérico. Queremos que as pessoas identifiquem a marca Iberojet, porque independentemente dos aviões serem portugueses ou espanhóis, a imagem é a mesma e a operação também.

Na nossa óptica, o cliente consegue absorver melhor a marca Iberojet do que as marcas Orbest ou Evelop. Não estávamos a conseguir posicionarmos tão bem em termos de marca. A Orbest está em Portugal há quase 15 anos mas, muitas das vezes, as pessoas tinham dificuldade em identificar a marca. A nossa intenção é que deixe que haver essa dúvida no cliente final e é também por isso que o nome é tão directo: “Ibero” vem de ibérica e “jet” remete para jato.

Quais os objectivos prioritários para este ano?

A nossa intenção primária é liderar o mercado charter e regular, no qual operamos. Tivemos uma fusão há pouco tempo [do Grupo Ávoris com a Globalia] e o posicionamento passa exactamente por abarcar o maior número possível de vendas, quer para os nossos aviões, quer para os nossos hotéis. Dentro do nosso grupo, queremos disponibilizar todo o serviço que o cliente necessita. Queremos providenciar todos os serviços, sem que o passageiro tenha que sair do Grupo Ávoris.

Texto de Daniel Almeida

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