Como se comunica segurança? A head of Social Media da Legendary explica

«Inicialmente, ninguém estava preparado para isto. Nem as marcas, nem os consumidores.» As palavras são de Catarina Silva, head of Social Media da Legendary People + Ideas, agência de criatividade do Porto que trabalha a estratégia digital de marcas como Taco Bell. Segundo a profissional, houve muita confusão numa primeira fase, mas a aposta foi para uma postura próxima do público.

Em conversa com M.ª João Vieira Pinto, directora de redacção da revista Marketeer, Catarina Silva explica que foi reforçada a gestão de comunidade porque é o primeiro contacto de muitas pessoas com determinada marca. Este foi, por isso, um trabalho feito com todas as insígnias que trabalham.

Depois, seguiu-se uma segunda fase de reajuste. As estratégias dos clientes tiveram de ser repensadas, primeiro com a quarentena em mente e agora apontando ao desconfinamento. Reforçar a ideia de segurança é, actualmente, o principal desafio: «Nós estivemos três meses a dizer às pessoas para ficarem em casa e agora chegou o momento de dizer para saírem de casa», ainda que com as devidas precauções.

Catarina Silva conta ainda que há marcas em que é necessário ser mais directo do que outras e que algumas permitem uma comunicação mais irreverente. No caso da Tacbo Bell, por exemplo, em vez de fazer uma campanha de regresso tradicional, foram criados GIFs e publicações que mostravam que é seguro ir aos restaurantes da marca mas que a sua loucura se mantinha intacta.

Acompanhe a conversa na íntegra no vídeo em baixo:

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