«Inicialmente, ninguém estava preparado para isto. Nem as marcas, nem os consumidores.» As palavras são de Catarina Silva, head of Social Media da Legendary People + Ideas, agência de criatividade do Porto que trabalha a estratégia digital de marcas como Taco Bell. Segundo a profissional, houve muita confusão numa primeira fase, mas a aposta foi para uma postura próxima do público.
Em conversa com M.ª João Vieira Pinto, directora de redacção da revista Marketeer, Catarina Silva explica que foi reforçada a gestão de comunidade porque é o primeiro contacto de muitas pessoas com determinada marca. Este foi, por isso, um trabalho feito com todas as insígnias que trabalham.
Depois, seguiu-se uma segunda fase de reajuste. As estratégias dos clientes tiveram de ser repensadas, primeiro com a quarentena em mente e agora apontando ao desconfinamento. Reforçar a ideia de segurança é, actualmente, o principal desafio: «Nós estivemos três meses a dizer às pessoas para ficarem em casa e agora chegou o momento de dizer para saírem de casa», ainda que com as devidas precauções.
Catarina Silva conta ainda que há marcas em que é necessário ser mais directo do que outras e que algumas permitem uma comunicação mais irreverente. No caso da Tacbo Bell, por exemplo, em vez de fazer uma campanha de regresso tradicional, foram criados GIFs e publicações que mostravam que é seguro ir aos restaurantes da marca mas que a sua loucura se mantinha intacta.
Acompanhe a conversa na íntegra no vídeo em baixo:














