Como foi desenvolvida a vacina contra a Covid-19? CEO da Pfizer explica em livro
Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, vai publicar um livro onde irá contar a história dos bastidores do desenvolvimento da primeira vacina contra a Covid-19. O livro chegará a Portugal em Novembro, com a chancela da Leya/Lua de Papel.
Neste livro, provisoriamente intitulado “Moonshot: A Maratona de Nove Meses Para tornar Possível o Impossível”, o CEO da Pfizer vai relatar em exclusivo os principais acontecimentos que tornaram possível criar uma vacina em apenas nove meses – quando habitualmente esse processo leva anos – e sem recurso a apoios estatais, uma vez que a empresa recusou os subsídios propostos pela administração Trump ao abrigo da operação Warp Speed.
«Vou partilhar a história do nosso feito — os desafios que enfrentámos, as lições que aprendemos, e os valores pelos quais nos regemos e que nos permitiram tornar a vacina possível — na esperança de que esta história inspire e ajude a concretizar os feitos dos leitores, quaisquer que eles sejam», afirma Albert Bourla em comunicado, revelando ainda que irá doar os royalties da venda do livro à caridade.
Nascido na Grécia, e descendente de sobreviventes do Holocausto, Albert Bourla formou-se em Medicina Veterinária. Começou a trabalhar na Pfizer em 1993 e foi nomeado CEO em 2018. Em Dezembro do ano passado, a Pfizer tornou-se a primeira empresa norte-americana a ver a vacina autorizada pela FDA (Federal Drug Administration, a entidade reguladora dos EUA).