Como a Taskrabbit cresce em Portugal: 5.500 faz-tudo em 18 meses
Chegou a Portugal em 2020 e, de forma muito discreta, foi conquistando fãs. Falamos da Taskrabbit, plataforma de serviços faz-tudo que conta, hoje, com 5.500 profissionais registados – com cobertura da quase totalidade dos códigos postais de Portugal Continental e Madeira.
Joanna Denman, directora de Marketing Europeu da Taskrabbit, revela que os clientes portugueses têm surpreendido pelo tipo de serviços mais procurados, que difere significativamente de outros países europeus. Por cá, limpeza constitui uma das categorias mais requisitadas, obrigando a Taskrabbit a estar muito atenta ao comportamento e às necessidades dos utilizadores da plataforma, de forma a adaptar a oferta ao mercado nacional.
De acordo com um estudo realizado pela Taskrabbit recentemente, «o potencial de mercado é enorme», adianta Joanna Denman, em entrevista à Marketeer. «Entre o nosso segmento de audiência principal, temos um nível de reconhecimento de marca de 43%, isto após apenas 18 meses de presença em Portugal.» Neste período, proporcionaram 140 mil agendamentos (dos quais 97% receberam classificações de 4 ou 5 estrelas) e fecharam parceria com a IKEA, que recomenda os serviços da Taskrabbit a quem procura ajuda na montagem de mobília, por exemplo.
Quanto aos profissionais que colaboram com a plataforma, Joanna Denman revela que são eles que definem os seus rendimentos, ganhando 100% do lucro e de eventuais gorjetas. Em Portugal, os taskers (nome dado aos profissionais que disponibilizam os seus serviços) recebem em média 14 euros por hora, sendo que o tasker com maior rendimento do País já fez mais de 49 mil euros, até à data.
Para espelhar o crescimento do negócio, não só em Portugal como nos vários mercados onde está presente, a Taskrabbit decidiu mudar a sua imagem de forma a afirmar-se como uma marca unificada que celebra a relação de simbiose entre clientes e taskers.
É que o objectivo da Taskrabbit é destacar a importância que os dois lados da equação assumem: tanto os clientes, que ajudam os taskers a crescer; como os próprios taskers, que criaram os seus negócios na plataforma e que garantem que há resposta aos pedidos deixados na Taskrabbit.
“Just Task” são, agora, as palavras de ordem da Taskrabbit, que sofre também alterações a nível visual ao perder um dos elementos mais característicos da sua imagem: o coelho desaparece para dar lugar a um logótipo mais minimalista e moderno, em que o verde assume protagonismo.
Acompanhe a entrevista a Joanna Denman na íntegra:
Esta não é a primeira vez que mudam a imagem da marca. O que motivou este novo rebranding?
O último rebranding da Taskrabbit foi há cerca de nove anos e evoluímos imenso desde então. Antes, a Taskrabbit baseava-se na realização de recados e na rapidez, daí o logotipo com cores vivas e o coelho. Hoje, a base da Taskrabbit está na qualidade que oferecemos aos nossos clientes, com foco na comunidade. Queremos construir uma marca que fale para os dois lados do marketplace, honrando tanto os taskers, como os clientes. A nossa nova marca centra-se no que fazemos de melhor, a tarefa, e em ajudar as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida.
Quais são as principais mudanças?
Na Taskrabbit, sempre fomos sobre vizinhos que ajudam vizinhos. Isto ecoa junto do público agora mais do que nunca. Numa altura em que o tempo e a flexibilidade das pessoas são tão preciosos, temos agora um logotipo de texto e um call to action que verdadeiramente reflecte isso: a junção de ambos lados do negócio.
No nosso novo logótipo, tanto o “task” como o “rabbit” estão em minúsculas, não só para efeitos de equilíbrio, como também para simbolizar que ambos lados do nosso marketplace têm igual importância. Outro pormenor são as duas diferentes letras “a” que representam a singularidade dos clientes e dos taskers – bastante diferentes, mas igualmente cruciais. Também abandonamos o coelho, uma vez que tomamos a decisão consciente de nos focar na tarefa, e não no coelho, como se pode ver nos novos ícones da plataforma e app.
No que diz respeito ao nosso novo mote (call to action), significa que, quer se trate de um cliente que precise de ajuda com tarefas domésticas e pequenos reparos, ou de um tasker à procura de horários flexíveis com um potencial alto rendimento sob a sua própria gestão, a resposta é sempre a mesma: Just Task. A frase também acaba por atestar a simplicidade e fácil utilização da Taskrabbit, uma plataforma em que as pessoas podem confiar para melhorar as suas casas e as suas vidas.
Visualmente, o nosso objectivo era recriar as cores já existentes com uma abordagem mais clara, contemporânea e minimalista. Estamos a adaptar as cores e o tipo de letra para dispositivos, ecrãs e canais modernos. A nova paleta, com o nome de plantas de interior — monstera, feto, pampas e lírio —, representa a sensação de um trabalho bem feito. O tipo de letra que agora usamos, o Inter, é muito versátil, personalizável, acessível e compatível com a web. Tudo isto, combinado com o mote ‘’Just Task’’, irá transparecer a nossa simplicidade, conexão, qualidade e confiança.
A TaskRabbit entrou em Portugal em 2020. Como olham para a evolução da plataforma no País?
Temos presenciado um crescimento fantástico no nosso primeiro ano em Portugal. Estamos muito satisfeitos com os resultados – já agilizámos mais de 140.000 agendamentos. Creio que nos relacionamos com o mercado de forma bastante positiva e, sinceramente, superámos as nossas próprias expectativas em termos de inscrição de taskers e clientes. Actualmente, em Portugal, a nossa plataforma conta com mais de 5.500 taskers registados a cobrir praticamente todos os códigos postais de Portugal Continental e da Madeira.
E como é que se distingue no mercado, face a outras opções?
Ter concorrência é saudável para qualquer negócio e fá-lo crescer. Contudo, de entre os nossos concorrentes, acreditamos que a Taskrabbit é, claramente, líder devido à nossa pegada global, relação com a IKEA e amplitude de oferta de serviços.
Estamos muito orgulhosos do nosso modelo de negócio, que encoraja activamente o empreendedorismo e dá aos taskers o poder da autonomia. Os taskers consideram-nos uma proposta atractiva, uma vez que lhes proporcionamos uma forma directa de ganhar dinheiro, enquanto têm controlo e podem definir o seu rendimento, num mercado em que o salário por hora é baixo em comparação com outros países europeus.
Por sua vez, do outro lado do marketplace, tivemos um grande interesse por parte dos clientes, o que tem sido interessante e um factor-chave para o nosso forte crescimento. Os clientes têm-nos surpreendido ao mostrar interesse em categorias que não são tipicamente as principais áreas da Taskrabbit. Por exemplo, uma das categorias mais requisitadas é o serviço de limpeza. Isto contrasta com outros países europeus em que a limpeza não tem esta procura. Por conseguinte, estamos constantemente a analisar como adaptar a nossa plataforma para satisfazer as necessidades do mercado português.
Outro destaque é a relação super forte que temos com a IKEA em Portugal. Esta relação coloca-nos numa posição bastante favorável para o crescimento no país, visto que a IKEA tem aqui uma afinidade e presença de marca muito fortes. Os colaboradores da IKEA estão a fazer um excelente trabalho com a venda dos serviços de montagem da Taskrabbit a clientes que lhes dizem que precisam de uma mãozinha para montar as suas mobílias. Ao oferecer esta solução acessível, conseguimos resolver as necessidades dos clientes IKEA e apoiar os objectivos de ambas as empresas. É uma parceria verdadeiramente colaborativa.
Como consideram que os portugueses olham para a marca? Já é reconhecida?
Realizámos recentemente uma pesquisa de consumo em Portugal que demonstrou que o potencial de mercado é enorme. Entre o nosso segmento de audiência principal, temos um nível de reconhecimento de marca de 43%, isto após apenas 18 meses de presença em Portugal.
Como pretendem comunicar mais a marca em Portugal?
A nossa abordagem é influenciada pelas necessidades dos portugueses e adaptada às mesmas, quer se trate de pessoas no Porto a precisar de ajuda com serviços de limpeza, clientes no Algarve que necessitam de apoio sazonal adaptado às exigências do turismo, ou clientes IKEA à procura de ajuda em tarefas que vão além da montagem de imobiliário.
Por isso, juntamente com a nossa equipa de Marketing local (sediada em Lisboa) e a nossa agência de relações públicas, desenvolvemos campanhas que têm como objectivo destacar os nossos serviços sazonal e regionalmente. Por outro lado, também trabalhamos com influencers, que acreditamos que espelham as necessidades dos nossos clientes.
É diferente falar para os clientes e para os taskers?
Sem dúvida que os dois lados do nosso marketplace têm necessidades muito distintas, mas acreditamos que isto pode ser encapsulado na mensagem central de campanha: ‘’Just Task’’. Parte da razão para construir uma marca unificada é garantir que estamos a celebrar e a honrar a mensagem chave da empresa: vizinhos que ajudam vizinhos.
Texto de Filipa Almeida