A Alibaba, gigante tecnológica chinesa, revelou o lançamento dos seus primeiros óculos inteligentes com inteligência artificial. O novo dispositivo, chamado Quark AI Glasses, será lançado na China até ao final de 2025, utilizando o avançado modelo de linguagem Qwen e o assistente digital Quark da empresa, noticia a CNBC.
Os óculos inteligentes da Alibaba integram funcionalidades inovadoras como chamadas mãos-livres, streaming de música, tradução em tempo real, transcrição de reuniões e navegação integrada. Com uma câmara incorporada, os Quark AI Glasses permitem ainda realizar pagamentos via Alipay e comparar preços no popular mercado online chinês, Taobao.
O lançamento destes óculos inteligentes representa a entrada da Alibaba no mercado global dos wearables inteligentes, disputando diretamente com as soluções da Meta, que desenvolveu os seus óculos em parceria com a Ray-Ban, e com a Xiaomi, que também lançou recentemente os seus próprios óculos AI.
A aposta da Alibaba nos Quark AI Glasses reforça a visão de que os wearables, e em particular os óculos inteligentes, são a próxima grande revolução na computação pessoal, complementando o uso dos smartphones.
O poder dos Quark AI Glasses reside na tecnologia de inteligência artificial da Alibaba, com o modelo de linguagem Qwen e o assistente digital Quark, que já está disponível como aplicação móvel na China. Esta integração permite uma experiência digital fluida e mãos-livres, com funcionalidades que abrangem desde a tradução instantânea até pagamentos digitais seguros.
A Alibaba também tira partido do seu vasto ecossistema, que inclui serviços de mapas, viagens online, comércio eletrónico e pagamentos móveis, proporcionando uma solução completa para utilizadores dos seus óculos inteligentes.
Embora detalhes como preço e lançamento global ainda não tenham sido revelados, os Quark AI Glasses prometem ser um marco na competição entre as grandes empresas tecnológicas no mercado dos óculos inteligentes com IA.














