Cerveja Sagres: Com o Verão é hora de «viver sem cerimónias»

Para as marcas de cervejas, o Verão é sinónimo de grandes campanhas de comunicação, uma vez que permitem reforçar a imagem e os valores da empresa. Nesse sentido, Catarina Ferraz, responsável de Marketing da cerveja Sagres, defende que se trata de um período marcado por «convívios entre amigos, longos dias de praia, diversão e festas». Em seguida, acrescenta que estas promoções da marca ajudam a reflectir a forma de estar da cerveja Sagres junto dos consumidores.

A campanha da cerveja Sagres – «o Verão é um convite para estares à vontade» – vai estar disponível até Setembro e conta com a criatividade da McCann. A campanha de comunicação da marca de cervejas pretende representar «os diferentes momentos de uma altura tão portuguesa, mostrando que há sempre uma oportunidade para viver e aproveitar a vida sem cerimónias». Ao optar por uma abordagem mais próxima, a profissional considera que esta é «uma forma de comunicar distinta e alicerçada nos valores de portugalidade e convivialidade». Além disso, e para lá das grandes campanhas, explica que a marca procura estar presente junto dos portugueses e ser a companheira nos bons momentos. «A proximidade e a popularidade da marca, juntamente com a excelência no sabor e na frescura, dão à cerveja Sagres o lugar de destaque no mercado e no coração de todos», partilha.

MOTIVAÇÕES E EMBAIXADORES

Os momentos de convívio entre amigos, os dias quentes e a maior predisposição para novas experiências fazem do Verão «uma época estratégica» para a cerveja Sagres. Para além do aumento natural da procura de cerveja, enquanto opção refrescante para encontros de amigos, a responsável alerta para a «necessidade de estar presente nos eventos festivos, como Santos Populares, Festa dos Tabuleiros, Festival Músicas do Mundo, Festival Mar me Quer, Festas do Mar ou Festival F».

Já sobre a selecção dos embaixadores, a directora de Marketing afirma que é «uma decisão que reflecte a forma de estar da marca» e a aposta surge em diferentes áreas, desde a música ao desporto. Segundo a própria, a escolha dos representantes prende-se com os valores que a cerveja Sagres pretende transmitir, como «viver sem cerimónias, ser fiel a si próprio e criar ou aumentar a proximidade com as comunidades».

TENDÊNCIAS, GEN Z E MILLENNIALS

O perfil dos consumidores de cerveja tem vindo a evoluir e, actualmente, Catarina Ferraz detecta «um consumidor mais atento e informado, com novas preocupações sobre a saúde e o bem-estar», que mostra preferência por opções sustentáveis e com menor impacto ambiental. A cerveja Sagres «tem procurado adaptar-se às mudanças do sector ao diversificar a oferta e a adoptar práticas mais sustentáveis», de forma a proporcionar uma experiência de consumo em consonância com os estilos de vida dos consumidores. A responsável realça que se trata de «uma cerveja popular, de todos e para todos, que pretende chegar a um público abrangente e diversificado, com idade superior a 18 anos». A mesma salienta também que se destina aos «apreciadores de cerveja e de convívio entre familiares e amigos, que procuram uma opção para momentos de lazer e descontracção sem cerimónias». Em relação à forma como pretendem “atingir” o seu público, a profissional faz saber que a cerveja Sagres procura chegar às pessoas através «das plataformas de comunicação que mais impactam cada geração».

SUSTENTABILIDADE E COMUNICAÇÃO

A cerveja Sagres mantém uma preocupação com a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, segundo a responsável de Marketing da Cerveja Sagres. No que respeita às embalagens, destaca «a utilização de materiais com menor impacto ambiental e o ecodesign». Além disso, «a marca tem também no seu portefólio a garrafa de vidro retornável – “Vai & Vem” – que tem sempre mais para viver, em que as pessoas só têm que fazer a sua parte: colocá-la de volta na grade, para voltar a ser cheia».

Ainda sobre este tema, Catarina Ferraz revela que «os rótulos ambientalmente sustentáveis são produzidos em papel proveniente de fontes responsáveis», sendo que as matérias-primas estão em linha com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da marca. Além disso, a marca defende «um consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas, ao mesmo tempo que proporciona alternativas de bebidas sem álcool».

No que concerne ao modo de actuação em termos comunicacionais, a cerveja Sagres tem adoptado uma estratégia de comunicação de 360 graus «para alcançar o público de forma transversal e impactante». Uma estratégia que, segundo a responsável, «abrange os canais de comunicação mais tradicionais, como a TV, rádio e imprensa, e os formatos mais inovadores, que vão desde a presença em eventos até aos patrocínios, activações de marca ou parcerias com influenciadores». Para chegar a cada consumidor, mas também ao público em geral, «a marca aposta numa comunicação equilibrada, que reforce o seu posicionamento e valores», explica.

Por último, sobre os aspectos mais valorizados pela marca, Catarina Ferraz reforça que a cerveja Sagres pretende «inspirar e convidar o público a deixar de lado as formalidades, a sentir o lado positivo da vida e a aproveitar cada momento sem cerimónias». Acrescenta, ainda, que «a simplicidade nos momentos, o convívio e a partilha são ingredientes para viver sem cerimónias». A responsável de Marketing da cerveja Sagres termina com uma projecção para o futuro e avança que a empresa «pretende continuar a crescer de forma sustentável, proporcionando novos e variados momentos de convívio», sempre com uma comunicação alinhavada com os valores da marca.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Cervejas”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.

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