Cannes Lions: trabalhos portugueses em shortlist
São cinco marcas e cinco agências com mais de 30 entradas portuguesas a figurar nas shortlists da edição deste ano dos Cannes Lions. Se a vitória fosse determinada pelo número de presenças, “#smarteffect”, “Aula de Impacto” e as criatividades do i com personalidades internacionais poderiam já ser determinadas vencedoras, pelo menos no que respeita à participação portuguesa.
Em “Design”, estão na shortlist “Charlie Hebdo Box” da Fuel para o jornal Público (na sub-categoria de design de um item promocional) e “#smarteffect” da BBDO para a Mercedes-Benz (em instalação escultural & experiência). Já em “Direct”, na sub-categoria referente a saúde pública e segurança, está “Striking Lessons” da Leo Burnett para a Brisa, presente ainda na sub-categoria de campanha integrada.
Em “Outdoor”, está “#smarteffect” da BBDO para a Mercedes-Benz (em ambiente – life advertising e events) e ainda “The smallest car dealership ever” (em ambiente – construção especial) também da BBDO para a marca automóvel responsável pela smart. Em “PR”, surge mais uma presença portuguesa com “Striking Lessons” da Leo Burnett para a Brisa, na sub-categoria de eventos e acções. A mesma campanha está ainda na sub-categoria responsabilidade social. Ainda em “PR” está “SL Benfica Safety Demonstration” d’O Escritório para o SLB, presente na mesma categoria em duas áreas: eventos e acções e espectáculos ao vivo.
Em “Print and Publishing”, a Y&R está presente com os trabalhos realizados para o jornal i: “Merkel”, “Obama”, “Pope” e “Putin” na sub-categoria de media. Os mesmos trabalhos estão também na shortlist da sub-categoria de ilustração, juntamente com “Kim”, e na de direcção de arte. A Y&R está ainda presnete em “Print and Publishing” com os trabalhos “Pier”, “Fish” e “Sea”, também para o jornal i.
A última categoria com representantes portugueses na shortlist é “Promo and Activation”. As campanhas “#smarteffect”, “Striking Lesson” (em saúde e segurança pública) e “SL Benfica Safety Demonstration” (em acções e espectáculos ao vivo) fazem parte da lista. A da smart aparece em duas sub-categorias, a de produtos automóveis e a de “guerilla marketing”.
Nas categorias de “Rádio”, “Creative Effectiveness”, “Digital Craft”, “Product Design” e “Glass” não há representantes portugueses nas shortlists.