Setembro é o mês de consciencialização das doenças malignas do sangue e, juntando-se ao movimento, a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) promove a 3.ª edição da Caminhada das Pontes, que decorrerá no próximo dia 27.
A caminhada terá um percurso de 4 km entre a a Ponte do Freixo (o ponto de encontro, às 10h) e o Horto das Virtudes. De acordo com a associação, a a caminhada está pensada para ser realizada “respeitando a forma física de cada participante, que poderá fazer a sua gestão”, além de que será entregue um kit composto por uma t-shirt, um saco e água. A caminhada culmina em Miragaia, com uma aula de Zumba, a partir das 11h30.
A inscrição para a Caminhada das Pontes tem o custo de cinco euros (inclui a oferta do kit) e pode ser realizada através do preenchimento de um formulário online ou no centro de actividades da APLL. Os participantes terão, ainda, a possibilidade de se inscrever no próprio dia da caminhada.
De acordo com os dados mais recentes para Portugal, dos 60 mil casos de cancro registados em 2020, 4 700 diziam respeito a cancros do sangue ou sistema linfático – representando cerca de 8%. Caracterizando-se por alterações das células do sangue, medula óssea e gânglios linfáticos, existem cerca de 100 doenças de sangue e outras relacionadas, sendo as mais frequentes os linfomas, as leucemias e o mieloma múltiplo.














