A Antarte, marca portuguesa de mobiliário, renova pela segunda vez consecutiva a distinção como Marca Recomendada, um prémio que reconhece a excelência no atendimento ao cliente e na qualidade dos seus produtos. Este reconhecimento vem reforçar a posição da marca no competitivo mercado nacional, refletindo um trabalho constante de inovação e uma dedicação inabalável ao cliente.
Por Sandra M. Pinto
Em entrevista com Sara Rocha, administradora da Antarte, exploramos os fatores que têm sustentado este sucesso. Desde a estratégia de atendimento personalizado e a forte presença física e digital, até às práticas internas que garantem a qualidade e satisfação contínua. A Antarte, que se destaca pela sua produção 100% nacional e design atemporal, aposta na proximidade com o cliente e no compromisso com a sustentabilidade, valores que se refletem tanto nos seus produtos quanto na sua cultura organizacional.
Qual o significado desta distinção para a Antarte e para os seus clientes?
Significa o reconhecimento do trabalho contínuo de uma equipa focada na excelência do contacto com os clientes. Para os clientes atuais e potenciais, representa uma reputação e uma promessa: a garantia de que para a Antarte os clientes não são um número, são um parceiro para toda a vida.
Quais os principais fatores que contribuíram para a renovação desta distinção pelo segundo ano consecutivo?
O trabalho contínuo. A cada ano que recebemos uma distinção, isso significa uma responsabilidade: a de não descansar “á sombra dos louros”. É com um esforço continuado que se obtém resultados, ano após ano.
Como é que a Antarte consegue manter um elevado nível de satisfação dos consumidores e qualidade no atendimento?
Encarando cada cliente como mais do que um negócio que se quer fechar uma vez. E com um nível de proximidade que começa, desde logo, por uma rede de lojas físicas que é a mais ampla entre as marcas portuguesas de mobiliário.
De que forma é que o feedback dos clientes influencia as melhorias nos serviços e produtos da Antarte?
Levando em consideração cada momento de feedback que os clientes querem ter connosco, mesmo que seja para uma reclamação. Dar uma resposta satisfatória a um momento de insatisfação é uma oportunidade de ouro de consolidar uma relação duradoura com um cliente.
Quais são os maiores desafios para garantir uma experiência de atendimento tão positiva?
O cliente tem de ter uma experiência positiva e diferenciada desde o primeiro contacto com a marca, que muitas vezes acontece no canal online. Seja online ou presencialmente, é necessário dar feedback em tempo real.
Pode explicar melhor o papel da equipa interna no processo, desde a encomenda até à entrega ao cliente?
A nossa equipa interna trabalha com o mesmo espírito de entrega, empenho, dedicação e foco em agilizar processos. Temos um imenso orgulho nos nossos profissionais, desde as equipas de designers de interiores que estão nas lojas, equipa de produção, até ao momento da entrega com a nossa equipa especializada.
Que práticas internas adotaram para assegurar um serviço de excelência?
Simplificar e fazer bem à primeira. Quando há falhas, porque é normal que hajam, devem ser encaradas como um momento de deteção de um problema e solução do mesmo, para que não volte a acontecer.
Como é que a empresa motiva e capacita a sua equipa para manter este padrão de qualidade no atendimento?
Quando uma marca como a Antarte recebe mais de 15 prémios e distinções em apenas 6 anos, significa que a nossa equipa tem orgulho no trabalho que desenvolve. E vê, na Administração, um exemplo inspirador de paixão pela excelência.
Como é que a distinção “Top 5 Melhores PME Portugal” influencia a estratégia de crescimento da empresa?
O crescimento da Antarte é um crescimento sustentado. Ambição sem “passos maiores do que as pernas”.
Quais são os principais desafios para manter a sustentabilidade financeira num setor tão competitivo?
Numa conjuntura altamente instável, é necessário ter uma análise cada vez mais apurada e ser pragmático na hora de investir. É necessário ter a noção e intuição do timing certo.
Como é que a Antarte implementa e promove boas práticas de igualdade remuneratória entre mulheres e homens?
De forma simples: mulheres e homens que criam o mesmo valor para a empresa, devem ser remunerados de igual forma.
Que importância têm as políticas de igualdade e inclusão para a cultura organizacional da Antarte?
Reforçam a estabilidade de equipas de trabalho multidisciplinares que se formam com frequência na Antarte, e fortalecem o espírito de equipa.
Como é que esta distinção reforça a imagem da Antarte no mercado nacional e internacional?
A Antarte tem, atualmente, uma reputação muito superior a um marca de mobiliário. Somos um “case study” no nosso setor, pelo empenho contínuo em termos de responsabilidade ambiental, social e cultural, em iniciativas que são mais do que simbólicas.
Que estratégias de marketing utilizam para comunicar estes reconhecimentos aos clientes e potenciais clientes?
Comunicamos em meios online e offline as nossas iniciativas mas, acima de tudo, as equipas que contactam com os clientes, transmitem o ADN diferenciado da nossa marca.
De que forma a Antarte trabalha a sua marca para se diferenciar num mercado tão competitivo como o do mobiliário?
Uma marca é uma promessa. E comprar um produto Antarte é, e continuará a ser, adquirir um produto de qualidade, design intemporal e fabrico 100 por cento português, com técnicas e materiais que respeitam o saber da marcenaria nacional.
A Antarte aposta em algum tipo de marketing digital ou presença em redes sociais para reforçar a proximidade com o cliente?
A Antarte foi destacada no início deste ano por uma publicação especializada em marketing e comunicação como uma das cinco marcas portuguesas com mais interações em vídeos do Instagram, baseando-se esta publicação especializada no ranking da Snack Content Portugal. Os reels da Antarte chegam a ultrapassar 27 milhões de visualizações. A Antarte conta agora com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Quais os canais que consideram mais eficazes para chegar ao público-alvo da marca?
Uma estratégia omnicanal. O cliente pode ter um primeiro contacto com a marca num canal online – site ou redes sociais, e prosseguir o negócio na loja física. Todos os canais têm de estar plenamente integrados para o cliente ter a mesma sensação de excelência no contacto com a Antarte, que também dá a conhecer a marca através de parceiros/influenciadores.
Como é que o compromisso com a qualidade e satisfação do cliente se reflete na estratégia de marketing da Antarte?
De forma pragmática: ou fazemos bem ou preferimos não fazer. Sejam produtos ou iniciativas de responsabilidade ambiental, social ou cultural.
Quais são os planos da Antarte para continuar a inovar e manter a liderança no mercado do mobiliário?
Entre os projetos que estamos a desenvolver nesse sentido, destacamos a vertente de ampliar a rede de lojas da marca porque consideramos que o contacto presencial é fundamental para humanizar a marca.
Existem novas iniciativas ou projetos que visem melhorar ainda mais a experiência do cliente?
Estamos empenhados numa melhoria continua dos tempos de resposta ao cliente e nas opções de personalização que os clientes possam ter. O novo luxo é personalizar ao detalhe.














