Breve descrição dos nomeados por categoria
Categoria Agências de Comunicação
BAN – Em 2009 conquista 3 novos clientes – Encostas de Estremoz, Sea Life Porto e Sonaecom – e apresenta uma variação de percentagem de facturação 2008/2009 superior a 50%.
Cunha Vaz & Associados – Em 2009 conquista mais 15 clientes, abre escritórios em São Paulo e Moçambique e muda de escritórios em Luanda. Organizou, em 2009, projectos especiais como a Visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI, a Luanda, a Taça de África das Nações Orange Angola 2010 ou as Comemorações do Cinquentenário do Santuário do Cristo Rei.
Grupo GCI – O ano passado ganhou clientes como a Accenture, Carris, WhiteLife, Sonae Indústria, Chronopost, Revista Super Interessante, Sovena, IMSHealth, Octafarma, RipCurl e Socosmet. Alargou a área de actuação a novas competências e criou uma unidade para o sector do Turismo.
Imago – Em 2009 alargou o negócio a outras áreas como Comunicação em ambiente 2.0, Técnicas de Apresentação, Coaching e Media Training. Conquistou mais 20 clientes (entre avenças permanentes e trabalhos pontuais), entre os quais Euro RSCG, Turismo Portugal, Turismo Açores e L’ Oréal.
LPM Comunicação – A LPM conta com 12 equipas que ajudam a gerir a Comunicação de mais de 50 instituições do mercado português e também algumas do mercado angolano. Desenvolvem ainda projectos de parceria com consultoras locais em Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido e Brasil.
Categoria Agências de Meios
Carat – Em 2009 ganha dois concursos, Central de Cervejas e Turismo de Portugal, ao qual junta a Kellogg’s e a Nokia. Fechou o ano em 4.º lugar no ranking mediamonitor.
Havas Media – Em 2009 ganhou 51 novos clientes e cresceu 1% na facturação. Lançou a Mobext e alargou a actuação à área de Sports Entertainment. Faz a abertura dos escritórios Arena no Porto e aposta em novas plataformas tecnológicas e consolidação da área de Catalyst.
Initiative Media – Conquistou, em 2009, sete novos clientes entre os quais Unicer, Gurosan, Sunquick e Ativism. Preconizou o alargamento do negócio a outras áreas e obteve uma facturação bruta de 479 milhões de euros (source: mmw – valor tabela).
Mediaedge cia – Conquistou em 2009 clientes como EDP, Cuore, Farinhas Lusitanas, Mango e Nintendo. Está actualmente no 3.º lugar do ranking de agência de meios em Portugal com uma facturação de 401.643 milhares de euros.
Omnicom Group – Detém a Tempo OMD, Espaço OMD e PHD, gerindo um total de 82 clientes. Em 2009 a OMD assistiu a um crescimento de 13% e de 621% na phd. Prémios obtidos em 2009: Agência de Meios do ano.
Categoria Agências de Publicidade
BBDO Portugal – Em 2009 realiza toda a comunicação da Galp Energia, Delta cafés, Porto Editora, Turismo Editora e Antena 1. Destaca-se na campanha “Onde vai estar o Ronaldo daqui a 3 anos?” e “Podia viver sem a Zon? Poder, podia, mas não era a mesma coisa”, “Jumbo – tu és rato”e “Car-sharing” da Galp.
Euro RSCG – Novos clientes em 2009: Sociedade Ponto Verde, SIC, IZI, Água das Pedras e Vichy que se vieram juntar aos 30 já em carteira. É desde 2001 a maior agência portuguesa no ranking da mediamonitor.
McCann Erickson Portugal – Ganha mais seis clientes em 2009, CV Telecom, Vichy, L’ Oréal, Teka, ViniPortugal e Lisbon MBA. Ainda durante esse ano conquista os seguintes prémios: Clube dos Criativos – 3 ouros, 1 bronze, 4 pratas, 14 shortlist, 1 menção honrosa, 2 técnicos; Epica – 1 bronze; New York Festival – 1 prata, 1 bronze; Eurobest – 1 shortlist; Neurónios – 2 prémios, 2 shortlist.
MSTF Partners – 2009 foi ano de conquista de novos clientes para a agência com a entrada das marcas Luso, Zoo Lisboa, Centro Marca e Media Capital Rádios e, mais recentemente, Staples, que se juntaram a Meo, Tmn, BPI, Mimosa, Portugal Telecom, PT Negócios, Estoril Open, Earth Water e Fundação Portuguesa de Cardiologia. A internacionalização da agência ficou marcada pela abertura de novas instalações em Luanda, onde a Partners trabalha desde 2003 a conta do BFA. Ganhou o prémio de PME Líder 2009 pela excelência da gestão e percurso ao longo dos últimos anos.
Young & Rubicam – Conquista em 2009 mais seis clientes: Accenture, Allianz Portugal, Alrisa, Altas Quintas, Amb3e, entre outros. Preconiza o alargamento do negócio a outras áreas como o health marketing.
Categoria Agências de Branding
Brandia Central – Ganha, em 2009, dois Prémios à Eficácia, o Grande Prémio – LOGO Seguros e o Ouro na categoria de serviços financeiros e seguros; Prémios Sapo (2 Prémios Ouro, 1 Bronze); Prémios EL OJO Ouro – campanha Vodafone Directo Verão; Prémios Épica (Prata); Prémio Agência de Design do Ano pela Meios & Publicidade; Prémio APCE – Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial – melhor site Brisa; XI Festival do Clube de Criativos de Portugal – três prémios ouro, 13 prémios prata e nove prémios bronze.
Ivity – Acompanharam, em 2009, 22 clientes. Apesar de ter só três anos de existência, conta no seu curriculum com mais de 20 prémios, entre os quais, a eleição em 2008 como Empresa do Ano (Prémio Design Briefing 2008), European Excellence Award L’AND Vineyards, Best Nacional Campaign e, mais recentemente, o prémio para o melhor projecto de branding com a marca LEYA (Prémios Meios e Publicidade 2008).
Mola Ativism – Entre os principais projectos executados em 2009 conta-se Oeiras 250 anos, Sonae 50 anos, EDP A Tua Energia ou Câmara Clara. Prémios: 10 Prémios em 2009, entre eles um Red Dot pela identidade Sonae 50.
My Brand – Conquista 30 clientes, apresentando um crescimento de 15% na facturação do grupo face a 2008. Desenvolveu trabalhos para os CTT – Correios, Expresso de Moçambique, Delta Cafés, Económico e PT, entre outros.
RMAC – Preconiza 10 projectos de branding em 2009 desde o rebranding da Porto à nova marca Altis Belém Hotel & Spa. Conquista clientes como Microsoft, Delta, Galp Energia, Fnac, Porto Editora e Ascendi. E foi prémio ouro na categoria Projecto Global do Clube de Criativos de Portugal.
Categoria Artes e Cultura
Casa da Música – Em 2009 a Casa da Música deu continuidade à formação de mais de 300 parcerias estratégicas; o número de eventos cresceu 3,7% face a 2008, tendo realizado 1.561 eventos. Contou com mais de 460 mil visitantes, um crescimento de 4,6% em relação a 2008.
Fundação Serralves – Perto de 150 mil turistas estrangeiros visitaram a Fundação de Serralves nos últimos três anos, sendo 48.001 o número de visitantes estrangeiros só em 2009, estando os espanhóis em maioria e, de entre esses, predominam os visitantes galegos. No total do ano 2009 a Fundação de Serralves teve 403.758 visitantes.
Mude – Museu do Design e da Moda – Conta com apoios da Renova, Vista Alegre, Delta, Aveleda, Caixa Geral de Depósitos, Metropolitano de Lisboa e Lisboa à Prova, Alfasom, Best Models, DXL Models, L’Agence Models e parcerias com a Fundação Calouste Gulbenkian/Centro de Arte Moderna (CAM). Realizou cerca de 20 eventos e chegou, em 2009, aos 100 mil visitantes.
Museu Colecção Berardo – Podem-se enumerar cerca de 45 parcerias (13 das quais com instituições estrangeiras), apresentou 20 exposições, duas das quais se realizaram fora do espaço do Museu. Número total de visitantes em 2009: 632.190.
Orquestra Metropolitana de Lisboa – Realizou, em 2009, 209 eventos que atingiram 57.339 espectadores. Actuações em 130 localidades. Fechou parcerias com 22 instituições/organismos.
Categoria Automóvel
Fiat – De entre muitas iniciativas em 2009 pode-se destacar o FIAT 500 Show Car, desenhado e oferecido oficialmente à Barbie, durante a festa do seu 50.º Aniversário. Esteve presente na 3.ª edição da Feel Woman Lisboa, alcançou a atribuição do título “World Design Car of the Year” 2009 com o Fiat 500 e continuou a dar que falar com o by Diesel, em destaque na colecção Outono/Inverno de Renzo Rosso. Apostou fortemente em comunicação nas redes sociais.
Renault – A sua colaboração com a Nissan coloca-a entre os primeiros a nível mundial no sector automóvel. Cada grupo mantém a sua identidade e autonomia.
Seat – Em 2009 a Seat inicia o patrocínio à UEFA Europa League e marca presença como patrocinadora principal da Red Bull Air Race no Porto, e nas duas edições da Moda Lisboa lançando uma iniciativa com Ana Salazar, o Makeover SEAT by Ana Salazar que na internet conta com cerca de 30 mil sócios.
Smart – Decréscimo de vendas nos primeiros meses de 2009, face a 2008. Durante a campanha Smart “Vive no máximo, gasta o mínimo”, a média de vendas subiu 30%.
Toyota – Conseguiu aumentar a quota de mercado em 0,3 pontos percentuais nos veículos ligeiros de passageiros, mantendo a quota global da marca nos 6,1%. Faz o lançamento do IQ e preconiza a campanha «Carros com assinatura», Campanha “1 Toyota, 1 árvore” e realiza a 3.ª edição do concurso escolar “Reutilizar para Ganhar” que envolveu cerca de 100 escolas.
Categoria Banca
Banco Espírito Santo – O BES teve em 2009 várias campanhas de captação e fidelização de clientes, com recursos e crédito. Num contexto de incerteza e com o paralelismo à vida de Ronaldo “Onde vai estar o CR daqui a 3 anos?”, o BES proporcionou aos consumidores uma remuneração garantida. E quando se soube que o CR ia para o Real de Madrid, o BES que tinha previsto todos os cenários, no mesmo dia, tinha o Ronaldo a dizer “esteja onde estiver, o meu dinheiro vai estar no BES”. 2009 foi também o ano de relançamento da comunicação BES 360.
Banif – Apresenta, em 2009, novos produtos; aposta na campanha institucional “Forças da Nautreza” com o intuito de consolidar o posicionamento do banco. Salienta-se a integração do Banco Mais na estrutura do Banif Grupo Financeiro. Abriu 27 novas agências, angariou 1530 novos clientes empresas/empresário e no 1.º semestre ficou em 4.º lugar no ranking de mercado.
Caixa Geral de Depósitos – No exercício de 2009 destaca-se a área internacional com a entrada no mercado angolano através da posição adquirida no Banco Caixa Geral Totta de Angola (BCGTA) e com a retoma da presença do Grupo no Brasil através do início de actividade do Banco Caixa Geral Brasil (BCG Brasil). Ainda em 2009, os resultados líquidos diminuem 39,2% e o rácio de solvabilidade aumenta de 10,7% para 12,6%.
Millennium bcp – Tem cerca de 2,6 milhões de clientes e uma quota de mercado de cerca de 22%. Ao nível de campanhas de comunicação, destaque para a promoção de produtos através dos protagonistas Jorge Gabriel, Ricardo Pereira e Bárbara Guimarães. Tem estruturas editoriais in house a produzir conteúdos para um conjunto de meios de comunicação internos como portais, intranet, envio de newsletters semanais e o canal Millennium TV.
Santander Totta – O Santander Totta encerrou o exercício de 2009 com um resultado líquido de 523,3 milhões de euros, representando um crescimento de 1,1% em relação aos 517,7 milhões de euros contabilizados em 2008. Foram lançadas duas campanhas de clientes: em Abril, a campanha “I Need a Zero” e, em Outubro, a campanha “Ordenados Dá”, ambas assentes nas vantagens da Super Conta Ordenado. No que respeita ao crédito à habitação, foi relançada a campanha Crédito Habitação Super Tranquilo e feito o lançamento do produto Supercobertura Santander.
Categoria Distribuição / Retalho
Continente – Tem cerca de 40 lojas com áreas médias por loja de 9.000 m2 e cerca de 70 mil artigos nos segmentos alimentar, perecíveis, bazar ligeiro e têxtil. São inúmeras as suas iniciativas de comunicação, estando presente em quase todos os formatos, mas é um marco na sua comunicação a criação da personagem Leopoldina que integra nas campanhas direccionadas aos mais novos, bem como nas muitas iniciativas de apoio social.
El Corte Inglés – Aposta na exploração de novas oportunidades promocionais em períodos de aumento de venda potencial, como o caso da campanha Black Friday. Em 2009, introduz em Portugal os Centros de Oportunidades na Amadora e em Vila do Conde, como forma de estar presentes no formato outlet.
Ikea Portugal – Destaque, em particular, para as campanhas “Solte o Decorador que há em si”, “Quartos IKEA”, “Salas IKEA” e a comunicação institucional e corporate com as campanhas “Desafiar o Design Elitista” na Experimentadesign, de Setembro a Novembro de 2009 e o lançamento do IKEA Design Contest – 1º Concurso de Design.
Lidl – Com cerca de 200 lojas abertas em Portugal o Lidl reforça a sua comunicação: distribuição gratuita do jornal semanal Dica na zona de inserção de cada loja, promoções e concursos no jornal Dica de incentivo ao consumo de produtos Lidl. Relações de parceria em diversas áreas, nomeadamente com a BP na campanha de descontos, aposta em anúncios com novos formatos apresentando cinco campanhas televisivas.
Pingo Doce – Com mais de 340 lojas e cerca de 17.000 colaboradores, durante o ano de 2009 intensificou a sua comunicação dando-se a conhecer o reposicionamento do Pingo Doce com foco na ideia de preços baixos, o ano inteiro, em toda a loja.
Categoria Energia
BP – Cerca de 80 mil clientes por dia. Market share: 20%; volume de vendas: 1.073 k m³ (Açores e Madeira incluídos); abordagem segmentada em termos de política comercial, traduzida em promoções pontuais; parcerias diferenciadoras (Lidl, DN,JN, ACP), com troca de vales de desconto; outras parcerias lançadas em 2009 com o Auachan e Maxmat que passaram a disponibilizar produtos BP Gás.
Cepsa – Entrada em novos mercados: Marinha (Exxon Mobil) e Aviação (comercial, militar e geral). A nível de rede: projecto dos cartões de fidelização (Transclub + PEV + Club Grupo + Táxi) e dos cartões de crédito (Star e Star Frotas); fusão CEPSA-TOTAL corresponde a uma mais extensa rede de pontos de venda (cerca de 300 postos de abastecimento na totalidade).
EDP – Em 2009 procede à abertura de rede de abastecimento a veículos eléctricos e à nova empresa EDP serviços e consultoria. Existe uma aposta na energia hídrica através da construção da barragem de Ribeiradio. 200 mil clientes da EDP Gás; EDP Renováveis cria 3 parques eólicos nos EUA, sendo um deles o maior dos EUA; EDP Renováveis com novo parque eólico em França e outro na Polónia e projectos eólicos para o Brasil; aumento de mercado Gás Natural em Portugal; criação de empresa para o mercado de energias limpas na China; mais de 10% de crescimento.
Galp Energia – Depois de, no final de 2008, a Galp Energia ter adquirido as redes ibéricas da Agip e da Esso, tornando-se na terceira maior empresa da península na distribuição de produtos petrolíferos, fechou o ano de 2009 com a compra de uma carteira de 412 mil clientes de gás natural na região de Madrid, assumindo-se como a segunda maior distribuidora ibérica de gás natural, tanto em número de clientes – mais de 1,3 milhões – como em volume de gás comercializado. Alargou a sua presença geográfica a dois novos países, o Uruguai e a Guiné Equatorial.
Repsol – Chega a 2009 com 400 estações de serviço presentes em todos os distritos do País. Aposta em acções de solidariedade social como a geração de empregos para pessoas com deficiência. Em 2009, 2% da força de trabalho nos postos da marca própria, estavam ao abrigo desta acção.
Categoria Eventos e Entretenimento
Desafio Global Ativism – Durante 2009 conquistou cerca de 20 novos clientes e realizou mais de 200 projectos. Exemplos de eventos inovadores: Edp, concerto Paulo Gonzo na Barragem do Lindoso.
Everything is New – O core business da Everything is New centra-se nos concertos ao vivo de artistas internacionais. Em 2009, realizou 59 eventos, entre eles, o Optimus Alive!09, a programação do Allgarve e o Festival Paredes de Coura.
KidZania – A KidZania permite às crianças entrar no mundo dos crescidos, através do conceito “brincar aos adultos”, com a possibilidade de exercerem cerca de 60 profissões. De Junho a Dezembro de 2009 contou com 160 mil visitantes.
Pavilhão Atlântico – No ano de 2009 registou a participação de 410 mil visitantes nos cerca de 102 eventos realizados por 80 clientes.
Realizar – Em 2009, organizou, entre outros eventos, as cerimónias dos Jogos da Lusofonia, o Festival dos Oceanos, a revelação do Dragão Caixa, o espectáculo de declaração das Maravilhas Portuguesas no Mundo, o encerramento do Campeonato Europeu de Futebol Feminino realizado na Finlândia e as cerimónias de sorteio, abertura e encerramento do CAN em Angola.
Categoria Grande Consumo
Atum Bom Petisco – A marca Atum Bom Petisco tem vindo a desenvolver e a reforçar a sua posição de liderança no mercado das conservas de peixe em Portugal. Diversificou a oferta para propostas como o atum em posta ou em filete natural, atum em posta ou filete em azeite, hambúrguer de atum e atum Bom Petisco Kids.
Cerveja Sagres – A Sagres ganhou quase 2 p.p. (+1.8%) em quota (valor, segundo dados AC Nielsen) de 2008 para 2009, tendo alcançado (e mantido) a liderança no mercado nacional das cervejas.
Cerveja Super Bock – De acordo com o painel Home Scan da Nielsen, em 2009, Super Bock foi novamente a marca mais consumida nos lares portugueses, reforçando a sua vantagem sobre a concorrência.
Compal – Focou toda a sua energia e recursos no apoio à inovação, entendida como a principal arma para reforçar os seus atributos de diferenciação. Esta aposta estratégica teve os seus frutos no sucesso que a inovação obteve e no reconhecimento do consumidor.
Renova – Presente nos cinco continentes, e desde sempre líder em Portugal, a Renova continua a apostar em novas soluções para responder às expectativas e necessidades quotidianas do consumidor. Reforça as suas acções de comunicação nas principais cidades dos países onde opera e leva para o Museu do Louvre o primeiro papel higiénico preto do mundo ao ser convidada a associar-se ao projecto Point WC no Carrousel du Louvre, inaugurando um novo conceito de casa de banho em espaço público.
Categoria Out-of-the-box
Coca-Cola Light Gosta de Ti – Em 2009 a Coca-Cola Light comunica e reforça o seu posicionamento junto de um target mais adulto. Pretendeu criar mais um marco na história da marca e reforçar a envolvência e a afinidade com o target despertando sensações de optimismo, satisfação e bem-estar ao criar a campanha “Coca-Cola Light, Gosta de ti”. Foram distribuídas mais de 100 000 unidades de sampling aumentando em 23% a base de consumidores e aumentando a frequência de consumo. Conseguiu crescer 10% nas vendas em valor em hipers durante o Verão.
Edigma – Venceu, em 2009, o prémio Digital Signage Best Practice Award atribuído pela Viscom com o projecto Optimus Concept Store; arrecadou, também com o projecto Optimus Concept Store, a vitória nos InAVation Awards na categoria Digital Signage – Network Implementation. Em 2009 a EDIGMA aliou-se à Optimus e à agência EURO RSCG de modo a desenvolver uma campanha de promoção do telemóvel LG Cookie; transformou as montras das lojas Nokia do NorteShopping e do Colombo em montras interactivas; fez igualmente a promoção do serviço Vodafone 360.
Galp Share – Galp Energia promove o uso responsável da energia com o lançamento do “Programa de Mobilidade Sustentável”. A campanha Galpshare apresentou níveis de notoriedade próximos dos 70%.
Travellers House Hostels Lisboa – 8.000 clientes em 2009, serviços diferenciadores (sub-produtos): tours individuais, tours de grupo, tour de cidade, tours de noite, tours degustação, tours vinhos.
YDreams – As aplicações YDreams tiveram uma média de utilização mensal de aproximadamente 300 interacções, tendo-se registado um número total de 1.500 interacções por solução entre Julho e Dezembro de 2009.
Categoria Desporto
Autódromo Internacional do Algarve – O AIA foi nomeado em 2009 “Motorsport Facility of the Year” pelo ‘Professional Motorsport World Expo Awards 2009″, o autódromo algarvio já recebeu diversas provas dos calendários europeus e mundiais de automobilismo e de motociclismo, tendo sido diversas vezes escolhido para treinos e testes de várias equipas e marcas, inclusive de Fórmula 1.
Automóvel Clube de Portugal – O volume de negócios consolidado do ACP em 2009 foi de 43.224.462 de euros. Atingiu em 2009 um total de 28.902 novos sócios; organizou as 500 milhas ACP; Rampa Internacional da Serra da Estrela, Rali Vodafone Transibérico, Circuito da Boavista – Grande prémio WTCC, Rally Portugal Histórico, Baja BP Ultimate Portalegre 500, Raid Figueira da Foz – Lisboa; 24 horas TT Vodafone Vila de Fronteira; Vodafone Rally de Portugal a contar para o mundial de rallies – WRC.
Federação Portuguesa de Golfe – 23 torneios organizados ao longo do ano de 2009, 36 torneios do Circuito Drive (projecto jovens). Crescimento de 123 clubes inscritos em 2008 para 131 em 2009. Fortaleceu parcerias com o BPI, Tranquilidade, Europcar, Grupo SOLVERDE e assinou protocolo com vários campos nacionais.
Lagos Sports – Muitas têm sido as modalidades onde protagoniza eventos “premium” de visibilidade internacional, que têm vindo a consolidar a imagem da Lagos Sport de líder na organização de eventos desportivos na área do ténis, ciclismo, todo-o-terreno, vela, golfe, surf e beach games, motonáutica e provas de esgrima, futebol amador, râguebi e também provas de hipismo, vólei de praia, street basket, superbikes, funboard, vela, vídeogames, judo e campeonatos nacionais universitários das mais diversas modalidades.
Liga Portuguesa de Futebol Profissional – A Liga pretende colocar o futebol profissional português ao nível mais elevado, no que respeita às competições de clubes, fazendo diminuir o fosso que o separa dos países com um futebol mais evoluído e melhor colocado nas tabelas internacionais. A Liga organiza três competições, Liga Sagres, Liga Vitalis e Carlsberg Cup, com a participação de 32 clubes.
Categoria Media
FOX – Apresenta em 2009 um crescimento de 61,53%. Ganha em 2009 nos Prémios Neurório: Melhor Direct Mail Dimensional com menção honrosa ao título Dexter Celofane. Melhor Media Alternativo 1.º Prémio para o título Dexter WC, menção honrosa para o título House Máscaras e Melhor Campanha eleita pelo Público com o título Dexter Celofane.
Jornal i – Iniciou actividade em Julho de 2009 com 12 362 exemplares de circulação paga e termina o ano com 16117 exemplares. Ganha o European Newspaper Award. Prémio Design SNDE – Melhor Jornal Ibérico NewYorkTimes The Guardian Wan.
Sapo – O Sapo é uma marca e um motor de busca criado na Universidade de Aveiro. Apoiado sempre pelas novas tecnologias e apostando na diversidade, o ano 2009 não foi excepção.
Sport TV – Em 2009 a SPORT TV lançou o seu quinto canal – a SPORT.TV HD – canal só com conteúdos em alta definição. Teve um aumento sustentado do número de subscritores, ultrapassando os 650.000 e continua a liderar nos canais cabo: dos dez programas mais vistos nos canais cabo, cinco foram transmitidos pelos canais SPORT TV.
UP (revista TAP) – Prémio Turismo de Portugal 2009, a revista UP foi reconhecida como a “melhor revista de bordo do mundo” pelas revistas Marie Claire de Espanha, e RES da Suécia e Dinamarca. Foi também considerada a mais importante publicação de viagens da Escandinávia. A UP recebeu igual distinção da parte do site norte-americano UCity Guides. Cada edição atinge, em média, um milhão de leitores. Quase 10 milhões em 2009.
Categoria Moda e Beleza
Fly London – A empresa Fortunato O. Frederico & CA Lda, representante da marca Fly London, comemorou em 2009 o seu 25.º aniversário; o percurso conduziu o grupo Kyaia a uma posição de destaque no sector do calçado nacional e internacional.
L’ Oréal – O ano de 2009 foi a preparação para as campanhas com Bárbara Guimarães – Collagen Filler. Pela primeira vez uma embaixadora local L’ Oréal Paris em Portugal com campanhas TV e imprensa. Trabalhos de comunicação e RP na Moda Lisboa, Festival de Cinema do Estoril e atribuição de Prémio Jovem Talento L’ Oréal Paris no valor de 5000 euros para desenvolvimento de estudos.
Manuel Alves e José Manuel Gonçalves – Parceria com a Cartier para a colecção Primavera-Verão 2009. Novo projecto Alves/Gonçalves Beauty com abertura de loja concept. Abertura da exposição atelier/desfile Alves-Gonçalves no Mude, a convite da direcção do mesmo. Continuação do desenvolvimento de trabalho na área de imagem corporativa/fardamentos com projectos com a TAP, GALP, Hotel Altis Belém, Hotel Altis Avenida, Bairro Alto Hotel e Hotel Vidago. Início do projecto de internacionalização da marca com acções previstas em São Paulo e Paris.
Salsa – A marca Salsa cresceu 11% em 2009 face a 2008. Presente em mais de 25 países, reforça a sua presença em vários mercados onde estava já presente e entra pela primeira vez na Bósnia Herzegovina, Bulgária, Filipinas, Sérvia e Líbano. Intensificou a sua estratégia de venda em canais ditos “alternativos”: web stores, amazon.com, zappos.com e catálogos Otto e La Redoute. Lojas de moda online: vente-privee.com, clubfashion.com, buy-vip.com, privalia.com e next.com. Outros canais, vendas dos jeans wonder em ginásios, cabeleireiros, lojas de acessórios e sapatarias.
Swatch – Durante 2009 a marca Swatch desenvolveu o lançamento da Colecção de relógios desenhados pelo designer de moda Indiano Manish Arora; lançou uma colecção inteiramente desenhada pelos artistas Billy the Artist, Ted Scapa, Mathew Langille e Grems Especiais: Swatch The Club; projecto Swatch/CPR: a Swatch lançou, no dia 5 de Novembro de 2009, o seu 5ª projecto de responsabilidade social que visa a construção de um Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas do CPR – Conselho Português para os Refugiados.
Categoria Imobiliário Comercial
Amoreiras – O Shopping Center Amoreiras integra 2 pisos, 247 lojas (6 lojas âncora) e 900 lugares de estacionamento. Apoiou campanhas de solidariedade e consciencialização da importância da saúde, com destaque para a organização de um rastreio dos níveis de colesterol e tensão arterial e campanhas de recolha de sangue. Entre outras iniciativas decorridas, de mencionar as degustações de vinhos, apresentação de livros, sessões de autógrafos e o evento para assistir à entrega dos Óscares.
Colombo – Tem uma área de quase 120 mil metros quadrados, distribuídos por 3 pisos e recebe cerca de 28 milhões de visitantes anualmente. A protecção do ambiente para as actuais e futuras gerações é uma das preocupações deste centro. Aposta numa política de responsabilidade social, organiza regularmente eventos destinados à comunidade e colabora com organizações de solidariedade social através de acções de de recolha e de donativos empresariais e locais. Foram várias as iniciativas de comunicação deste centro distribuídas ao longo do ano, com destaque para as campanhas na zona de Lisboa.
Dolce Vita Tejo – É o maior centro comercial da Europa, com 122,000 m², 2 andares, 9.000 parques de estacionamento e mais de 250 lojas. Destaque para a criação de novos conceitos de lojas como Primark, New Yorker, Jack & Jones, Starbucks ou OVS, e para o parque Kidzania. A facturação atingiu os 45.000.000 euros em Dezembro de 2009.
Freeport – Com 95% de taxa de ocupação e 40% dos visitantes pertencentes à classe A/B, tem uma taxa de esforço de 12-13%.
Norte Shopping – Tem cerca de 283 lojas distribuídas por 2 pisos e uma área total de 73.123,46 m2. Foram várias as iniciativas de comunicação para consolidar a imagem do centro ao longo do ano, como as campanhas Nort LooK e Nort Chic em outdoor, mupi, transportes públicos e spots publicitários divulgados em rádio.
Categoria Saúde e Farmácias
Associação Nacional das Farmácias – Em 2009 iniciou o alargamento da gama tradicional de produtos e serviços disponibilizados nas farmácias. Aposta forte em comunicação através de três campanhas multimédia: spot “Farmacêutico”, spot testemunhos “Rita” e “José” e institucional “Se faz bem, a farmácia tem”. Com a campanha Cartão Farmácias Portuguesas, a activação de cartões cresceu 63%.
Bial – O grupo farmacêutico português celebrou 85 anos de actividade no dia 19 de Abril. Em 2009 deu continuidade ao Prémio Bial que distingue a investigação em doenças do envelhecimento e neurodesenvolvimento e anunciou a parceria com a EISAI para a comercialização europeia de Zebinix.
Hospital da Luz – O Hospital da Luz, a mais recente unidade hospitalar da Espírito Santo Saúde, disponibiliza todas as valências médicas e cirúrgicas, com ênfase em áreas diferenciadas organizadas em centros de excelência como oncologia, doenças cardiovasculares, aparelho digestivo, neurociências, cirurgia minimamente invasiva, medicina, traumatologia desportiva e obesidade. O hospital aposta ainda fortemente na medicina da mulher e da criança.
HPP Saúde – Lançou o Hospital dos Lusíadas, o Hospital da Boavista e o Hospital de Cascais, passando para uma capacidade instalada de 627 camas, representando um crescimento de 141%, e de 57,8% relativamente a colaboradores. Reformulou a estratégia global na web, teve participação activa em acções de responsabilidade social e ambiental. O seu compromisso com o desporto foi demonstrado pelo apoio a um conjunto de instituições e iniciativas como Serviço Médico Oficial.
Ministério da Saúde – Destaque para o Programa de Intervenção em Oftalmologia com 26.797 cirurgias realizadas em seis meses, abertura da Unidade de Psiquiatria e Saúde Mental de Torres Vedras, desenvolvimento de protocolos para criação de 3138 lugares na Rede de Cuidados Continuados Integrados e Programa de Rastreio do Cancro do Cólon e Recto na região Centro, desenvolvendo campanhas de sensibilização a nível nacional.
Categoria Seguros
Fidelidade Mundial Seguros – A marca Fidelidade Mundial foi reeleita Marca de Confiança 2009 em Portugal na categoria Companhias de Seguros, segundo o estudo “European Trusted Brands”.
Liberty Seguros – Mais de 75.740 novos clientes angariados em 2009 e lançamento de produtos como Liberty Saúde, Liberty Saúde PME, Liberty 50 Mais, Liberty Poupança Netos e Liberty Vela. Quota de mercado Não Vida: 4,0%.
Logo – A Logo terminou o ano de 2009 com mais de 70.000 clientes activos no seguro automóvel (superando em 30% o business plan). Comparativamente a 2008 (ano em que atingiu os quase 30.000 clientes), o crescimento foi de 233%.
Lançou um novo produto de seguro automóvel e entrou no segmento habitação, com a apresentação do Logo Casa. A quota de mercado da Logo nas seguradoras directas é superior a 15 % vs 6 % em 2008.
Médis – Renovação do site Médis, lançamento do mediskids.pt para crianças, abertura do espaço Médis na Kidzania e do Prémio Médis para a excelência em investigação em Saúde foram iniciativas a marcar 2009. A seguradora lançou também nova campanha com Fátima Lopes. Terminou o ano com cerca de 445.000 clientes e uma quota de mercado de 23,9%.
Multicare – Lançou, em Maio, a Oferta Global de Saúde destinada a particulares e, em Outubro, a Oferta Global de Saúde destinada a PME. A Multicare é líder no mercado de seguros de saúde com 33% de quota, repartidos em 23,6% para a Fidelidade Mundial e 9,4% para a Império Bonança. A 31 de Dezembro de 2009 a Multicare tinha aproximadamente 600.000 clientes.
Categoria Telecomunicações
MEO – A taxa de crescimento anual da base de clientes TV 2008/2009 foi de 86.2%. Inovações em 2009: MEO Sapo, MEO Kids, Minha Conta, MEO magazine, fotos e gravações remotas.
Optimus – Operador de telecomunicações móveis com a melhor cobertura global da rede UMTS/3G em 2009, e com 99,6% de cobertura na rede GSM/2G. Foi patrocinador oficial dos 30 anos dos Xutos & Pontapés, lançou a primeira oferta comercial HSPA+Optimus Kanguru de 21 Mbps, apresentou o Optimus Discos, os Optimus Secret Shows e a Optimus IADE Creative Week. “TAG” ganhou um GTB Award pelo segundo ano consecutivo. Introduziu o conceito “Lifeshare – Partilha o momento quando ele acontece”. Ficou em 1º lugar na apreciação global das chamadas GSM e na apreciação global da cobertura 3G no estudo da ANACOM. Lançou o HTC Hero, o Clix RestartTV, e uma única velocidade única de internet. Apresentou o Kids Club no serviço de TV Clix.
TMN – Atingiu uma quota de mercado no último quadrimestre de 2009 de 43,5%. Ganhou a Prata nos Prémios à Eficácia com a campanha “Ajuda ao Tiago” e o Prémio Leitor PC Guia para Melhor Acesso Banda Larga Móvel. Desenvolveu acções de comunicação para banda larga, “Paulito”, 7 milhões de cliente, Moche e Natal. Em termos de inovação em produto, lançou Bluebelt, Silverbelt, Windows Phone, Meo Mobile e Car Control.
Vodafone Portugal – Estudos independentes concluíram, em 2009, que a Vodafone é o operador de telecomunicações com os clientes mais satisfeitos. Foi eleita Marca de Excelência Superbrands 2009.
A Vodafone manteve forte actividade no âmbito da sua política de patrocínios, em particular na área da música. Nesta área, implementou iniciativas como o Vodafone Take Off ou os Concertos Flash, e foi também parceiro tecnológico do Super Bock em Stock, no âmbito da qual produziu uma aplicação bluetooth que permitia verificar a disponibilidade de lugares em cada uma das salas.
Destaque também para a campanha de lançamento da nova assinatura “Power to You” e do Vodafone 360. Em cinema, a Vodafone apresentou a Sound Experience, um vídeo sonoro e, em imprensa, o primeiro anúncio com recurso a realidade aumentada.
Zon Multimédia – Destacam-se, em 2009, a penetração de 41% de serviços de Triple Play com 484,4 mil clientes a subscreverem pacotes e um aumento da penetração de banda larga e voz para 51,7% e 49,2%, respectivamente. Registou-se também uma continuidade na adesão aos serviços de voz, com 584,1 mil subscritores, a representar um crescimento de 68,5% em comparação ao final de 2008. Em Dezembro, a ZON ultrapassou os 100 milhões de minutos de tráfego de voz fixa pela primeira vez.
De destacar também o aumento nos subscritores mobile, atingindo os 68,9 mil no final de 2009. A adesão aumentou significativamente com o lançamento de uma oferta de banda larga móvel que permite aos clientes de banda larga fixa adquirir uma placa de banda larga móvel com 100 Mb de tráfego de internet móvel por mês. Adicionalmente, a oferta móvel da ZON foi fortalecida com o lançamento de planos tarifários móveis pós-pagos, em Agosto. Em Outubro a ZON completou a sua oferta móvel com o lançamento de serviços de voz fixa (homezoning) e de internet, orientados para clientes de satélite, utilizando a rede móvel ao abrigo do acordo de MVNO com a Vodafone.
A rede de nova geração, ou seja, a rede híbrida de fibra coaxial chegou, em 2009, a mais de 3 milhões de lares em Portugal, fornecendo velocidades de banda larga até 200 Mbps em 2,4 milhões de lares. E 2009, a ZON tornou-se no primeiro operador europeu, e terceiro a nível mundial, a comercializar uma oferta residencial de 1 Gbps.
Categoria Compromisso Social
Banco Espírito Santo – Nas diferentes áreas de actuação do BES, destacam-se: liderança na assessoria financeira em energias renováveis, com um volume de operações de 1,09 mil milhões de euros; primeiro banco português privado a aderir ao Programa Ambiental das Nações Unidas para o Sector Financeiro (UNEP-FI); continuidade da substituição do extracto em papel pelo digital, com 320 mil clientes aderentes; consolidação da posição de banco de referência da Economia Social, com oferta específica para IPSS e Misericórdias; reforço do produto “Microcrédito” e estímulo ao apoio a micro e pequenas empresas com uma quota de mercado de 67% (FAME); 5ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES; disponibilização de uma carteira de 77 fundos éticos, ambientais e sociais; 174 714 horas de formação dadas a colaboradores; mecenato cultural centrado na fotografia. O BES é o único Banco português a integrar o índice FTSE4Good desde 2007, estava no Top 10 dos Financial Times Awards para Sustainable Bank of the Year e venceu o Prémio Cidadania das Empresas e Organizações 2009 no sector bancário.
EDP – Investiu 20 milhões de euros no Programa ECO, e também no Fundo EDP Biodiversidade 2009; distribuiu Lâmpadas eficientes em Portugal; criou a Casa Eficiente NGC; plantou 30.000 árvores autóctones; realizou uma demonstração de veículos hídricos e eléctricos em Madrid; assinou um protocolo com a Quercus; distribuição equipamento informático não utilizados na empresa por ONGs e/ou trabalhadores; recolheu bens por ocasião do Natal para diversas associações; criou um cartão de crédito solidário e ecológico. Levou energia renovável até um campo de refugiados no Quénia e desenvolveu o projecto “Escolinhas de Moçambique”.
Millennium bcp – Destacam-se as iniciativas para estimular o trabalho de autores portugueses e o protocolo de cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa na área de microcrédito, que criou 1.700 postos de trabalho em quatro anos de actividade.
O Millennium bcp e o Teatro Micaelense assinaram protocolo para realização de um espectáculo com os Mayumana nos Açores. O banco criou mais um “dia útil” de serviços bancários todas as semanas, com a abertura de agências ao sábado. O banco celebrou um protocolo com Universidade Católica de Angola e apoiou “The Lisbon MBA” atribuindo bolsas a estudantes. A Fundação Millennium bcp renovou o protocolo mecenático com o OPART. O banco desenvolveu ainda exposições itinerantes de Arte Partilhada e recrutou voluntários para plantar cerca de 1000 árvores de espécies autóctones.
Nestlé Portugal – Aposta na qualidade e inovação dos produtos e processos, envolvimento e comunicação com stakeholders; redução do impacto ambiental resultante da sua actividade e dos materiais de embalagem; valorização dos recursos humanos; promoção de estilos de vida saudáveis e apoio às comunidades envolventes orientaram a actividade da multinacional no mercado português.
TAP – Foi a 1.ª companhia aérea do mundo a lançar um programa de compensação de carbono da IATA; criou o programa “Donate Miles” para causas comunitárias e apoiou o Projecto HELPIN através da na disponibilização dos seus meios de comunicação para divulgação do projecto.
Categoria Transportes e Logística
Carris – Crescimento de 7,5 milhões euros; 237,4 milhões de passageiros transportados; Prémio de Melhor Empresa Pública atribuído pelo Diário Económico e Heidrick & Struggles; 1.º Lugar na categoria de melhor empresa ou Instituto Público atribuído pelo BCSD Portugal; Troféu Desenvolvimento Sustentável atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-francesa; rótulo europeu de responsabilidade social atribuído em Bruxelas pelo CEEP.
Metro do Porto – Registou, em 2009, um aumento de 2,2% no número de clientes, atingindo um total de 52,6 milhões.
Sata – O Grupo SATA registou no último trimestre do ano 2009 um crescimento de 5,3% no número de passageiros transportados e de 5,26% no número de voos efectuados em comparação ao mesmo período de 2008. Foram transportados 170.288 passageiros, mais 6,3% do que no ano anterior. Em termos de número de voos, foram efectuados mais 78 voos, ou seja, um crescimento de 5,7%, relativamente ao mesmo período de 2008.
TAP – 8.440.000 passageiros transportados em 2009, o segundo melhor ano da TAP, em número de passageiros transportados e do nível de aproveitamento da capacidade existente.
Urbanos – Facturação de 21.000.000,00 euros; taxa de crescimento de 50,00% em relação a 2008; 1413 clientes activos (média mensal), a representar um crescimento de 175,98% relativamente ao ano anterior.
Categoria Turismo
Associação de Turismo dos Açores – As nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores caracterizam-se pela sua diversidade paisagística. Transmitir esta mensagem foi o grande enfoque nas iniciativas de comunicação, promovendo a Região Autónoma dos Açores como destino turístico e a qualificação da oferta turística regional, como forma de contribuir para o desenvolvimento turístico sustentado da Região.
Hotéis Vila Galé – Inaugura em 2009 o Vila Galé Lagos e procede à reformulação da imagem institucional. Aposta numa estratégia webmarketing, através de campanhas no Google, Facebook, Sapo e sites de main stream media, bem como de digital word mouth.
Pestana Hotels & Resorts – Aposta nos EUA com o Pestana Miami. O Grupo Pestana Madeira, que em 2008 atingiu o seu melhor ano de sempre, viu a sua qualidade reconhecida pelos maiores operadores turísticos do Reino Unido, a TUI UK PLC e a Thomas Cook. No final de 2009, apresentou o restaurante Valle Flôr como restaurante oficial para o projecto “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.
Tivoli Hotels & Resorts – O restauro do Tivoli Palácio de Seteais trouxe de volta um dos hotéis mais emblemáticos. Uma nova estratégia de marca foi posta em marcha em todas as unidades – Experience More – procura antecipar e satisfazer as necessidades dos hóspedes, prestando serviço e aconselhamento tanto no hotel, como no destino. Novas parcerias como a Elements Spa by Banyan Tree trouxeram um dos mais luxuosos spas do mundo ao Tivoli Victoria e ao Tivoli São Paulo, assim como Dinner in the Sky proporcionou jantares a 50m de altura aos clientes do Tivoli Marina Vilamoura.
Sergi Arola, chef espanhol com duas estrelas Michelin, abriu o restaurante Arola Vintetres no Tivoli São Paulo. Fátima Lopes abre espaço de diversão nocturno – Faces – no Tivoli Marina Vilamoura, durante o Verão.
Turismo de Portugal – Durante o ano de 2009 foram várias as iniciativas de comunicação e apoios focados em diferentes regiões portuguesas, como a presença na Feira Internacional de Turismo em Madrid, a campanha “Descubra um Portugal Maior” e campanhas internacionais.