BRANDED ENTERTAINMENT:IMPACTO NA PROPENSÃO PARA A COMPRA

Com o crescente cepticismo em relação à eficácia da publicidade tradicional, devido à saturação de estímulos publicitários, ao elevado número de anúncios, à proliferação de canais de televisão e à disponibilidade dos mecanismos de zapping, Branded Entertainment surge como uma importante oportunidade de comunicação a explorar. Uma técnica de comunicação que consiste na inserção de marcas no interior de filmes ou programas de televisão enquanto mensagens pagas de modo planeado e não obstrutivo

Para ser bem aceite pela audiência, a ficção precisa de pontos de referência com a realidade. Mesmo em filmes futuristas, esses pontos, em associação com o protagonista, podem ser feitos por manipulação, citação, consumo ou visualização do produto. A expressão Product Placement descreve a integração de um produto ou marca num filme, série televisiva ou veículos culturais como livros, música e videojogos. Quando o meio utilizado for um filme ou série televisiva, o Produt Placement assume a designação de Branded Entertainment. Esta técnica de comunicação assenta num princípio diferente da publicidade tradicional, na medida em que impacta a audiência num contexto de publicidade “não oficial”, sendo que a colocação pode ser visual, auditiva ou uma mistura das duas, com o intuito de maximizar o impacto. O Product Placement pode ser um logo, nome de uma marca, produto ou a sua embalagem e na sua forma mais efectiva está tão integrado com a storyline, que a sua presença se torna lógica e até indispensável.

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