Bloop, a primeira rede social de compras, regista uma taxa de conversão superior ao dobro do habitual no e-commerce

Notícias
Marketeer
09/12/2025
17:25
Notícias
Marketeer
09/12/2025
17:25


Partilhar

Depois de ter a sua versão beta lançada no início do verão, a Bloop entrou oficialmente no mercado, estreando-se nesta fase com uma campanha de descontos de entre 30% e 40% na primeira compra, e com a oferta de até 20% de créditos na primeira publicação, “o dobro do habitual”, disponível até ao Natal. Desde 12 de novembro — data do go to market da Bloop — até esta parte, a rede apresenta uma taxa de conversão de 4,5%, “mais do dobro do habitual no e-commerce (de cerca de 2%)”, refere o CEO, Francisco Rodrigues, revelando que: “a meta, sustentada pelo modelo de recomendação nativa entre utilizadores, é chegar aos 5% até ao final do ano”.

O número de instalações da app Bloop também quintuplicou desde 12 de novembro até esta parte, registando um crescimento de 500%, “impulsionado pela abertura da plataforma ao público e pela campanha multimeios que arrancou e que conjuga publicidade online, televisão, outdoors e a participação de macro influencers”, segundo aquele responsável.

“Os dados confirmam aquilo em que acreditámos desde o início: quando as pessoas têm espaço para partilhar o que realmente usam e gostam, o e-commerce transforma-se. A Bloop nasceu para colocar o poder nas mãos dos consumidores, e estes primeiros resultados mostram que o futuro do social shopping passa por aqui,” diz Francisco Rodrigues, citado em comunicado.

Durante os cinco meses em que durou a fase beta de teste, aberta apenas a um grupo de micro influencers e convidados, os utilizadores da Bloop realizaram, em média, duas compras. Mas a previsão é que venham a ultrapassar as quatro compras anuais, “um indicador também acima do padrão observado nos marketplaces clássicos”, segundo o CEO da Bloop.

Já a taxa atual de publicações da Bloop é de 55% — sendo o objetivo chegar aos 60% — o que mostra que “a maioria dos clientes não só compra, como participa ativamente e recomenda as suas escolhas”.

De acordo com Francisco Rodrigues, “as elevadas taxas de conversão e de publicações conjugadas com o forte engajamento orgânico gerado, confirmam que os utilizadores valorizam recomendações reais e espontâneas, e que o modelo descentralizado de influência que a Bloop lançou no mercado tem tração e escala”. “A Bloop está a demonstrar, com dados concretos e sólidos, que a influência do dia a dia converte, retém e impulsiona as compras de forma sustentável”, acrescenta.

Para esta fase de go to market, a Bloop avançou com uma campanha multimeios, desenhada pela agência Social Animals, que  inclui presença online (Meta, TikTok, Google), connected TV, outdoors e televisão. A campanha conta ainda com a participação dos macro influencers Nuno Agonia, Paulo Sousa, Biatrix Lourix, Afonso Santos e Tiago Garcia, e com uma ação especial de promoção no programa “Secret Story”, que está em curso.

Atualmente a plataforma conta com mais de 300 mil produtos de mais de 150 lojistas/vendedores registados em categorias como moda, casa, tecnologia, beleza, saúde e bem-estar, livros ou produtos para animais. Para o futuro imediato, a ambição da startup portuguesa é a de se “consolidar em Portugal e iniciar a expansão para Espanha a meio de 2026, apoiada por métricas que comprovam a viabilidade e escalabilidade do modelo”, adianta Francisco Rodrigues.




Notícias Relacionadas

Ver Mais