Sagres termina o ano com nova imagem

Praticamente a fechar o ano, a Cerveja Sagres apresenta-se ao mercado com uma nova imagem, que reforça o escudo como o elemento central da marca. A nova identidade foi desenvolvida pela agência britânica Bulletproof, num processo liderado pela BAR, e os produtos em todos os formatos (mini, branca, preta e sem álcool) chegam aos lineares já na próxima semana.

Esta é a primeira mudança na imagem da marca desde 2012. A alteração mais visível está no rótulo em papel das garrafas, que passa a assumir o formato de escudo, abandonando o formato oval que perdurava desde 1989. O próprio escudo, presente no logótipo da marca, mas também no rótulo e na gargantilha das garrafas, foi retocado, surgindo com uma pequena alteração no seu formato e com uma maior presença da cor verde, aproximando-se mais das cores da bandeira nacional. Para além disso, o logótipo da marca passa a incluir a expressão “Desde 1940”, o ano de lançamento da marca.

De acordo com Filipe Bonina, responsável de Marketinga da Cerveja Sagres, a nova identidade fecha com chave de ouro um ano que, já de si, foi recheado para a marca, com a introdução das novas variedades de Radler, o relançamento da Bohemia e, sobretudo, a vitória no Europeu de Futebol, uma vez que a Sagres é o mais antigo patrocinador da Selecção Nacional. «Independentemente das outras acções da marca este ano, sentimos que era altura de evoluir na nossa imagem. A decisão foi tomada em Abril, pelo que conseguimos fazê-lo em tempo recorde, o que demonstra a capacidade que temos de nos mover na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC)», afirmou à Marketeer o responsável, no evento de apresentação da nova imagem em Lisboa.

«Nós acreditamos que Sagres já é um elemento da cultura portuguesa, e isto nota-se tanto nos estrangeiros que nos visitam quanto nas comunidades portuguesas que estão fora do País, e a marca está presente tanto nuns como nos outros. O escudo é um símbolo disso, quisémos realçar ainda mais esta componente da portugalidade», frisou Filipe Bonina. «Quisémos também tornar-nos mais únicos do que somos. Existe uma tradição de rótulos ovais e arredondados no mercado de cervejas, mas nós somos uma marca única», reiterou.

A Cerveja Sagres não irá comunicar directamente a nova imagem, mas a mesma estará presente já nas próximas campanhas da marca.

Texto de Daniel Almeida

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