Avatim quer espalhar os aromas exóticos do Brasil pela Europa. Portugal é a porta de entrada
Foi em 2023 que a marca brasileira de cosmética Avatim deu o pontapé de saída na internacionalização com a abertura das suas primeiras lojas além-fronteiras, escolhendo Portugal para tal feito. Localizados no centro comercial Saldanha Residence e Vasco da Gama, em Lisboa, os espaços são uma amostra daquilo que a insígnia pretende fazer em território nacional e também europeu nos próximos anos.
A história da Avatim começou em 2002, no sul da Bahia, no Brasil, através de Mônica Burgos, uma mulher empreendedora, e de César Fávero, um homem com visão e que tinham um sonho em comum: oferecer bem-estar às pessoas. Como tal, o produto que deu início àquilo que viria a ser uma rede de 250 lojas apenas no país sul-americano foi um ambientador, rapidamente crescendo no número de referências para opções corporais como sais de banho, sabonete, hidratantes e esfoliantes.
No que toca a Portugal, o contacto já tinha acontecido em 2017, quando a Avatim se estreou com representantes de vendas directas, mas a abertura de um espaço físico era um passo natural e assim sucedeu cinco anos depois. Agora, é o centro comercial Colombo a receber a mais recente loja, onde os consumidores podem encontrar toda a gama desenvolvida pela insígnia. «Fizemos um amplo estudo para definir quais itens iríamos disponibilizar na Europa e resolvemos disponibilizar toda a gama de produtos», revela em entrevista à Marketeer César Fávero.
Da nova linha Desfrutar aos Cheiros da Bahia, quem já conhecer a Avatim ou for agora descobrir os produtos tem à disposição, entre outros, perfumes, hidratantes, sabonetes, esfoliantes, champôs, fragrâncias para interiores, velas aromáticas, águas perfumadas para roupas e saquinhos perfumados. Todos com aromas exóticos e refrescantes do Brasil que difundem a biodiversidade brasileira.
No que toca ao futuro, o fundador da marca garante que a prioridade neste momento é consolidar a presença em Portugal antes de avançar com a expansão na Europa – focada inicialmente em Espanha e em França –, reproduzindo o plano de franchising seguido no Brasil.
Para tal, está prevista «uma ampla estratégia de comunicação para Portugal, envolvendo media on e offline» e também o trabalho com «influenciadores digitais e imprensa local», de forma a que «a Avatim se torne conhecida no país e seja uma opção de compra tanto para portugueses como para os brasileiros que vivem» em Portugal.