Authentic Flavours

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Fundada em 1942, data em que abriu a primeira unidade, em Elvas, a marca Pousadas de Portugal tem desempenhado desde, então, um papel fundamental na preservação do património. Hoje, a marca Pousadas
de Portugal é uma referência no turismo português, «na medida em que será, muito provavelmente, uma das maiores marcas de turismo nacional, com notoriedade nacional e internacional», refere fonte oficial das
Pousadas de Portugal. Com uma rede nacional composta por 32 unidades, localizadas de norte a sul do País, a filosofia das Pousadas de Portugal, criadas pela Lei 31.259 de 1 de Maio de 1941, por iniciativa de António Ferro, assentava em “alojar os visitantes e fornecer-lhes a alimentação no respeito do estilo de cada região”.

Como relembra fonte oficial das Pousadas de Portugal, uma das mais conhecidas citações de António Ferro em 1942 é «quando um hóspede deixar de ser tratado pelo nome, para ser conhecido pelo número de quarto que ocupa, estaremos completamente desviados do espírito das Pousadas». Em 2003, as Pousadas de Portugal passaram a ser geridas pelo Grupo Pestana, que, como refere fonte oficial, «não quis perder a oportunidade de trabalhar estes espaços, recuperando-os e garantindo que a localização privilegiada em termos paisagísticos, históricos e arquitectónicos continuava a apostar na revisitação da nossa história, mas sempre com um serviço altamente personalizado».

Actualmente, as Pousadas de Portugal dividem-se em três grandes categorias: Historic, Monument e Charming. «Acedendo ao site www.pousadas.pt, os visitantes podem ficar a conhecer as pousadas existentes nas várias regiões do país – Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Açores -, assim como as características particulares e curiosidades históricas de cada uma», afirma fonte oficial das Pousadas de Portugal, reforçando que «cada uma das tipologias das Pousadas está directamente relacionada com o edifício em que se encontra, a sua arquitectura, a sua localização e o seu ambiente interior».

A importância da comunicação Hoje, passados tantos anos desde o seu nascimento, a comunicação representa um papel importante na divulgação das Pousadas de Portugal. A estratégia seguida para dar a conhecer hoje um produto com tantos anos de existência «passa precisamente pela criação de produtos como as Rotas com História e os Authentic Flavours, através dos quais conseguimos mostrar a Portugal e ao mundo as nossas raízes culturais, históricas e gastronómicas, em ambientes modernos, confortáveis e, ainda assim, muito familiares», afirma fonte oficial das Pousadas de Portugal.

Mas serão hoje os clientes muito diferentes do que eram há 20 anos? «Curiosamente, os clientes Pousadas de Portugal, de há 20 anos, ainda nos continuam a visitar», revela fonte oficial, acrescentando que, no entan-to, «a rede cresceu, o produto modernizou-se e está mais ajustado às necessidades dos clientes corporate e leisure dos dias de hoje, pelo que têm surgido novos segmentos, como o segmento famílias, e até mesmo clientes mais jovens, que procuram uma experiência e não tanto o tradicional produto hoteleiro mais estandardizado».

Os clientes do século XXI procuram, num produto como as Pousadas de Portugal, uma experiência diferenciadora em termos culturais e gastronómicos. Como refere fonte oficial, «procuram algo que seja mais do que uma estadia, algo que seja um momento do qual se vão lembrar para sempre, aquele passeio especial, aquele atendimento no qual o tratam pelo nome, entre outros».

Authentic Flavours

Enquanto a maior rede de restaurantes de gastronomia portuguesa em território nacional, as Pousadas de Portugal têm desempenhado um papel importante ao longo dos anos na divulgação gastronómica da região
em que se encontra localizada a unidade. «Temos receitas centenárias nos nossos restaurantes e, como tal, fazia sentido partilhar esta diversidade de sabores com os nossos clientes e com quem ainda não nos visitou e pode ter, na gastronomia, uma boa razão para o fazer», comenta fonte oficial das Pousadas de Portugal sobre Authentic Flavours.

A iniciativa tem como objectivo a divulgação de cada uma das unidades Pousadas de Portugal, mas com um storytelling gastronómico: o que se pode comer em cada uma das unidades, quais são os pratos típicos, como se cozinham estas iguarias e, sobretudo, a origem destes produtos e o facto de serem provenientes da região, que mantêm a autenticidade gastronómica. «As receitas estão connosco desde sempre, dado que na maioria são receitas centenárias em cada uma das regiões», revela fonte das Pousadas, «em alguns casos estão hoje adaptadas a uma cozinha mais moderna, por um trabalho de reinterpretação dos nossos chefs, mas mantendo a autenticidade de sempre».

O objectivo das Pousadas de Portugal é ter um vídeo por cada pousada, ou seja, mais de 30, sendo que para já estão disponíveis no canal de YouTube, mas também no site pousadas. pt em cada uma das pousadas que já têm o vídeo produzido. «Preservar essas memórias é importante e fundamental para manter a identidade de cada Pousada», refere fonte oficial, «a memória cultural, seja ela gastronómica ou não, é o que nos diferencia no turismo. É o que nos faz dar ao cliente a tal experiência autêntica e inesquecível». Os Authentic Flavours são hoje um produto de suporte à divulgação, quer na comunicação, quer na promoção B2C. «Em mercados como o português, o brasileiro ou o norte-americano, o tema da gastronomia é uma componente que não pode faltar», conclui fonte oficial das Pousadas de Portugal.

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