Aprender em contexto real

MARKETEER CONTENTS

Aliar a vertente teórica a uma forte compontente prática é o grande objectivo da pós-graduação em comunicação estratégica digital do iscsp. o curso inclui um prémio de mérito patrocinado pelo grupo lift world e pela caixa geral de depósitos

A caminho da 6.ª edição, a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP- -ULisboa) tem como objectivo geral dotar os alunos de competências teórico-práticas que promovam e auxiliem a integração de meios de comunicação e informação digitais na gestão estratégica de uma organização, marca, produto, pessoa ou serviço.

Em entrevista à Marketeer, David Monteiro, coordenador executivo da pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital, explica com mais detalhe os objectivos deste curso, bem como as novidades e expectativas para a 6.ª edição – cujas candidaturas estão abertas até 30 de Setembro.

Quais as principais tendências no digital? E como é que o ISCSP tem vindo a adaptar a sua oferta formativa para responder a essas tendências?

O Marketing sempre esteve na matriz da formação em Ciências da Comunicação e em Ciência Política. É parte integrante da formação de licenciaturas, mestrados e doutoramentos há várias décadas. Todavia, não é abordado enquanto disciplina autónoma. Percebemos, entretanto, que o grau de exigência dos novos modelos de negócio e as necessidades efectivas do mercado de trabalho exigiam novas propostas diferenciadoras.

A dinâmica dos modelos de negócio digitais não poderia ser-nos indiferente. O nosso compromisso há mais de 110 anos é de inovação no conhecimento e abertura ao mundo para evoluir. Por isso, a formação na área da Estratégia Digital, do Marketing e da Comunicação tem ganho um espaço de relevo na formação avançada do ISCSP, particularmente através da actuação do Instituto de Estudos Pós-Graduados (ISCSP-IEPG) e, mais recentemente, da Academia Digital – Leading by Strategic Skills.

O ISCSP conta na sua oferta com uma pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital. Quais os objectivos deste curso?

A pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital nasce em 2014 como resultado da vontade do ISCSP-ULisboa em prestar um contributo no desenvolvimento do conhecimento do impacto das novas formas de comunicação na sociedade, assim como da influência que estas exercem diariamente nas pessoas e empresas.

Na génese, os objectivos passaram e continuam a passar por fornecer instrumentos e criar cenários o mais reais possível, para que, numa abordagem “hands-on”, quem nos procura consiga adquirir as competências desejadas – porque daqui saem a saber pensar, a saber decidir e a saber executar –, atenuando as “urgências” que este meio digital e online colocam no nosso dia-a-dia.

O que distingue esta pós-graduação de outras semelhantes?

O foco do curso é claro: comunicação estratégica. Pretendemos elucidar todos os que nos escolhem sobre as estratégias de comunicação inerentes à concretização do plano de comunicação para ambiente digital, que resulta da análise e interpretação dos dados fornecidos pelo Marketing.

Actualmente, é comum existir uma grande confusão entre Marketing e Comunicação, mas na nossa pós-graduação a Comunicação é muito mais que uma variável do marketing-mix – é algo transversal a toda a organização e decorre do planeamento estratégico da mesma.

Os alunos são desafiados a aplicar as noções conceptuais e teóricas apreendidas ao longo dos módulos em exercícios aplicados, com forte ligação à realidade. Há muitos alunos que nos procuram para resolver situações concretas que surgem das experiências profissionais que vivem.

Isso é uma mais-valia para as empresas e instituições às quais os formandos estão ligados, mas é também uma forma destes melhor compreenderem os conteúdos programáticos da pós-graduação. Além disso, a conclusão com sucesso do curso confere ainda 60 créditos (ECTS) que podem ser submetidos para apreciação científica e prossecução de estudos de mestrado em Comunicação Social.

A que público-alvo se destina?

O curso destina-se a profissionais da comunicação (consultores, publicitários, assessores, relações públicas, marketeers); recém-licenciados das áreas da Comunicação e afins; gestores de recursos humanos; empresários; profissionais de tecnologias da informação; formadores; consultores e interessados na Comunicação Digital em geral.

Qual o perfil médio dos alunos?

Feito o balanço dos primeiros cinco anos do curso, os resultados reflectem-se em mais de 200 candidaturas e na formação de mais de 130 profissionais em actividade no mercado e dezenas de recém-licenciados que procuraram reforçar competências para encarar a realidade profissional. Temos uma média de distribuição por cada turma de 75% de pessoas no mercado de trabalho e 25% de recém-licenciados.

Quais os conteúdos programáticos desta pós-graduação? E quais as novidades para esta 6.ª edição?

Este curso está desenhado como se de um projecto de Comunicação Estratégica Digital se tratasse. Ou seja, inicia-se com um enquadramento conceptual de grande aplicabilidade com cenários reais para resolver. Segue o planeamento, no qual os alunos definem o tema do projecto que querem apresentar no final do curso. Pelo meio, vão trabalhando o seu próprio tema ou dando resposta a problemas concretos que tenham na sua actividade profissional ou de negócio. Abordamos também de forma mais exaustiva 10 módulos de 18 horas cada um (veja caixa).

Quais os moldes da parceria com a Lift World? E que mais-valias aporta?

Hoje, a formação pós-graduada tem que ser pensada numa lógica de aplicação, de forma a garantir que o investimento reverterá numa mais-valia pessoal, profissional e organizacional. A ligação ao Grupo Lift World reforça esta ideia, espelhada num curso de pós-graduação que conta com uma equipa de formadores que são profissionais ligados à actividade empresarial com elevado know-how, reconhecido pelos pares. A parceria com o Grupo Lift World é a prova do compromisso do ISCSP-IEPG em trazer à academia o “saber fazer” que hoje se assume como imprescindível no acesso ao mercado de trabalho.

Como é que o tema digital está presente noutros cursos, como Comunicação e Marketing Político e Empreendedorismo (Academia Digital)?

A área da Estratégia Digital passará a ser orientada pela Academia Digital do ISCSP- -ULisboa em relação directa com outras unidades de desenvolvimento internas focadas na valorização da formação avançada e especializada. Esta academia tem como assinatura “Leading by Strategic Skills”. Iremos avançar com formações essencialmente sectoriais, intensivas, sempre com carácter profissionalizante, com o rigor académico e científico que nos caracterizam, nas áreas da Estratégia Digital, da Gestão de Marcas e Reputação e Modelos de Negócio e ainda no Desenvolvimento da Função Recursos Humanos.

Artigos relacionados