Apple e Google são as mais valiosas do mundo

interbrand para siteA Apple e a Google lideram a edição de 2014 do ranking das 100 melhores marcas a nível global, o Best Global Brands, da consultora norte-americana Interbrand. Duas insígnias que valem cada uma mais de 100 mil milhões de dólares.

A Apple viu o valor da sua marca subir 21% para os 119 mil milhões de dólares face ao estudo de 2013, ao passo que a Google registou uma subida de 15% para os 107 mil milhões de dólares registados este ano.

A estas duas marcas segue-se a Coca-Cola em 3.º lugar, com uma marca avaliada nos 82 mil milhões de dólares (+3% face a 2013) e a IBM em 4.º, com um valor estimado nos 72 mil milhões de dólares (-8% face ao ano passado).

O valor total das 100 melhores marcas é de cerca de 1600 mil milhões de dólares, o maior de sempre.

Entre as novidades, entraram no ranking este ano marcas como a DHL, Land Rover, Fed Ex, Huawei e Hugo Boss.

Os maiores aumentos de valor pertencem este ano ao Facebook, que ocupa o 29.º lugar, subindo 86%, à Audi, n.º 45 da tabela, avançando 27%, à Amazon, n.º15, com mais 25%, à Volkswagen, n.º 31 do ranking, com um acréscimo de 23%, e à Nissan, n.º56, que acrescentou 23% ao valor de marca registado no ano passado.

As maiores quedas pertencem à Nokia, em 98.º lugar, recuando 44%; à Nintendo, na 100.ª posição, caindo 33%; à Louis Vuitton, n.º19, com uma queda de 9%, à Gillette, n.º18, com menos 9%; e à Intel, n.º 12, que decresceu 8%.

A elaboração do ranking das 100 marcas mais valiosas é efectuada com a análise de três aspectos: o desempenho financeiro do produto e serviço, o papel que a marca tem ao influenciar a escolha dos consumidores, e a força da marca na definição de preços premium ou no que toca a assegurar lucros para a empresa.

Artigos relacionados